9 de janeiro de 2020

Campanha Janeiro Roxo é lançada com apresentação de números positivos para o Maranhão

O Janeiro Roxo é uma campanha nacional de combate à hanseníase, com objetivo de sensibilizar à sociedade sobre sinais e sintomas da doença e a importância do tratamento precoce. Em 2020, o Hospital Aquiles Lisboa tem como missão dar continuidade as ações enquanto referência no atendimento, realizando durante todo o ano atividades de educação em saúde, além de oferecer diversos serviços de qualidade aos pacientes. Saber detectar e tratar a doença é de extrema importância, é preciso também combater o preconceito.

O lançamento da campanha aconteceu na tarde desta quarta-feira (8) e contou com a presença de dezenas de pessoas, funcionários da unidade hospitalar e da Secretaria Estadual de Saúde, além de pacientes, familiares e membros da comunidade, principalmente da área Itaqui-Bacanga, na capital São Luís. O Janeiro Roxo foi lançado no auditório do Hospital Aquiles Lisboa, unidade gerida pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), que é referência no atendimento de pessoas com hanseníase.

Atualmente estão em tratamento na unidade 74 pacientes. Entre os serviços ofertados no Hospital Aquiles Lisboa estão: consulta enfermagem, consultas dermatológicas, especialidades médicas, terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia, serviço social, podologia, setor de calçados, serviço laboratorial, ambulatório de feridas, odontologia e grupo de autocuidado. O Secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula, na oportunidade, enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido no tratamento de casos de hanseníase, mas principalmente nas ações de prevenção da doença. São muitos casos registrados ainda no estado, mas a situação vem melhorando ao longo dos últimos cinco anos. Em 2018 foram registrados mais de 3 mil casos de hanseníase no Maranhão, no ano passado foi alcançada uma média histórica para o estado, abaixo de 3 mil (2.997) casos de hanseníase.

Eduardo Ericeira