11 de março de 2020

Café Lilás destaca ações de conscientização do câncer de colo do útero no Hospital de Câncer do Maranhão

As atividades no Hospital de Câncer do Maranhão em alusão ao Março Lilás aconteceram nesta quarta-feira (11). O Café Lilás, realizado na recepção do ambulatório, reforçou as orientações sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.

Os profissionais de saúde promoveram dinâmicas, como um quiz com perguntas, distribuição de kit com preservativo e foi servido um café a pacientes e acompanhantes. As orientações foram repassadas aos usuários da unidade, gerida pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), pelo diretor clínico do Hospital, o médico José Klerton Araújo.

A proposta do Março Lilás é combater o câncer de colo do útero. Assim como nas outras campanhas, o Hospital de Câncer do Maranhão, trabalha com ações afim de implantar a conscientização e importância da prevenção dos mais diversos tipos de câncer.

“A unidade tem um quantitativo bem elevado de pacientes em tratamento da doença. É o tipo de câncer de maior prevalência no estado. O câncer de colo do útero é causado pela infecção do HPV e, na maioria das vezes, é totalmente prevenível. A prevenção vem do uso do preservativo nas relações sexuais, e é importante também, ter o controle da doença, uma detecção precoce, com a consulta de rotina com o ginecologista, indo ao posto de saúde para coleta do preventivo. Então, é importante que a mulher tenha essa consciência”, ressaltou Ana Flávia Lustosa, diretora administrativa do Hospital de Câncer do Maranhão.

O Café Lilás ocorreu no ambulatório da unidade, além disso os profissionais de saúde que prestam serviço no local percorreram enfermarias e postos, promovendo outras ações, como a distribuição de preservativos e dando orientações quanto a importância do seu uso nas relações sexuais.

“Foi um momento de extrema importância para nós todos da unidade. Poder falar de um assunto tão sério que é o câncer de colo do útero, e o principal, a prevenção. Promovemos atividades que proporcionaram o envolvimento e conscientização do público participante, neste caso, principalmente as mulheres”, reforçou Ana Flávia Lustosa.

No dia 25 deste mês, será realizado o Dia D do Março Lilás, quando será feito um Mutirão de Preventivo, aberto aos profissionais da unidade, que prestam serviço no Hospital de Câncer do Maranhão, e para a comunidade em geral.

Eduardo Ericeira