11 de março de 2019

Bunker de Radioterapia do Hospital do Câncer do Maranhão tem mais de 40% das obras concluídas

Secretários Carlos Lula, Rodrigo Lago e a promotora Glória Mafra na vistoria da obra (Foto: Julyane Galvão)

O Bunker de Radioterapia do Hospital de Câncer do Maranhão, localizado atrás do Centro de Saúde Genésio Rêgo, na Vila Palmeira, em São Luís, tem mais de 40% das obras concluídas. Em média, 500 pacientes serão atendidos por mês com o funcionamento do novo equipamento.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula, vistoriou a obra acompanhado do secretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos, Rodrigo Lago, e da promotora de Justiça, Glória Mafra, titular da 2ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Saúde da capital, nesta segunda-feira (11).

“Na gestão do governador Flávio Dino conseguimos liberar os recursos federais previstos para execução da obra. A inauguração do bunker de radioterapia do Hospital de Câncer do Maranhão vai assegurar mais agilidade no atendimento, principalmente, dos pacientes em São Luís – hoje a espera pelo serviço pode levar até seis meses”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula.

A etapa da obra estrutural foi concluída e o prazo de entrega está previsto para o segundo semestre deste ano. O Bunker abrigará o acelerador linear para radioterapia do Hospital de Câncer do Maranhão.

Atualmente, a obra está na fase de execução das etapas de revestimento interno, instalações elétricas, ventilação, encanamento, drenagem, instalação de combate a incêndios, entre outros. A área construída da unidade é de 1.186,18 m2.

O bunker será equipado com uma sala de moldes, uma sala fabricação de próteses, além de uma sala vermelha. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 7 milhões de recursos federais na aquisição e instalação do equipamento.

O secretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos, Rodrigo Lago, reafirmou o compromisso do governo estadual com a população. “A radioterapia era uma carência em São Luís. Agora temos um serviço que será ofertado pelo Governo do Estado para a população”, disse o secretário durante a vistoria, com foco no acompanhamento dos serviços e instalação da unidade.

Representando o Ministério Público na vistoria, a promotora de Justiça e titular da 2ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Saúde da capital, Glória Mafra, destacou o comprometimento do Estado e o avanço das obras.

Obra estrutural do Bunker da Radioterapia (Foto: Jardel Scot)

“Eu vejo com muita alegria essa obra, pois a população terá um serviço que precisava, uma unidade de saúde oncológica. A entrega desse equipamento é o resultado do trabalho conjunto entre Ministério Público e Estado”, disse a promotora.

O projeto do estado do Maranhão será executado dentro das atividades previstas do Plano de Expansão da Radioterapia, visto que os aceleradores lineares são equipamentos de altíssima complexidade tecnológica.

Também participaram a vistoria e do acompanhamento da execução dos serviços, o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Rodrigo Lopes da Silva, e a secretária adjunta de Engenharia da SES, Thais Farias.

Acelerador Linear

O acelerador linear é um equipamento que gera uma forma de radiação, através de corrente elétrica, e o aparelho direciona para a área que se deseja tratar. Essa radiação no tecido doente promove a destruição do mesmo – basicamente, o equipamento vai produzir essa radiação a partir da energia elétrica.

Daucyana Castro