2 de fevereiro de 2024

Bloco do Doador ganha as ruas para melhorar estoque de bolsas de sangue do Hemomar

Fotos: Francildo Falcão e Ricardo Zacheu

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (HEMOMAR) realizou nesta quinta-feira (1) uma coleta externa para melhorar o estoque de bolsas de sangue. O local escolhido foi o Círculo Militar, na Avenida Litorânea, cartão postal de São Luís. A ação faz parte da Campanha do Bloco do Doador promovida pelo Hemomar e que acontece na temporada carnavalesca.

“Nós já temos o nosso Bloco do Doador há bastante tempo e conseguimos mobilizar as pessoas através da alegria que é o carnaval com a solidariedade da doação de sangue”, frisou a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão.

Recepcionando os doadores, a banda do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL),  com tradicionais marchinhas de carnaval e um repertório vasto da música popular brasileira levou alegria às pessoas e tornou o momento de solidariedade mais animado.

A Thalita sempre teve vontade de doar sangue, mas por não alcançar o peso adequado nunca tinha tido a oportunidade. Desta vez deu certo. Para a jovem foi motivo de muita emoção. “Extremamente feliz por doar amor, por poder ter a oportunidade de salvar vidas. Por conta do meu peso que não atingia o mínimo para doação não tinha conseguido, e agora finalmente pude doar, me sinto muito honrada e feliz”, relatou a enfermeira Thalita Santos.

Quem também deu uma contribuição substancial à campanha foi a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares.  Cerca de 20 colaboradores da EMSERH se juntaram à essa corrente de solidariedade e foram até o ponto de coleta para doar sangue.

“Uma série de ações estão sendo realizadas com o objetivo de renovar o estoque de bolsas de sangue, a exemplo do Bloco do Doador. Sabendo disso, a EMSERH mobilizou vários colaboradores para não só está doando sangue, mas também contribuindo com a conscientização da sociedade sobre esse gesto amor”, ressaltou o gerente geral de Gestão em Saúde, Leonardo Lima.

Para o gerente de Planejamento da EMSERH, Ramirio Ribeiro, doar sangue é um ato de humanidade. “Nesse período de festas estamos celebrando e a equipe muito animada por poder colaborar com a renovação do estoque de bolsas de sangue do Hemomar. Viemos aqui desempenhar o nosso papel social que é o de contribuir diretamente com a saúde dos maranhenses. Na EMSERH, está no nosso sangue, cuidar das pessoas”, reforçou.

O Bloco do Doador foi lançado na última segunda-feira, dia 29 de janeiro, na sede do Hemomar, no bairro da Jordoa, em São Luís. Além da doação no Hemocentro de São Luís, haverá ações externas dentro da campanha. Na próxima quarta-feira, dia 7, a estrutura do Hemomar estará na Avenida Beira-Mar, no outro circuito carnavalesco do Governo do Estado, mobilizando foliões para doação de sangue.

“O estoque de sangue precisa ser renovado a todo momento. O número de pessoas que necessitam de sangue é maior do que o de doadores. Nesse período de carnaval o pessoal está brincando, mas devemos lembrar que é importante seguirmos ajudando, a necessidade de sangue é contínua. Dessa forma essas ações são impotentes, para antes de cair na folia colaborar doando sangue”, pontuou a coordenadora da coleta externa do Hemomar, Valma Costa.

Daucyana Castro