8 de fevereiro de 2019

Avançam obras de reforma e modernização do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz

Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz. (Foto: Jackson Silva)

As mães e recém-nascidos da Região Tocantina terão, em breve, mais conforto no atendimento. O Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz (HRMI) recebe a terceira etapa das obras de reforma, adequação, ampliação e modernização, com previsão de entrega para esse semestre. O orçamento total é de mais de R$ 9 milhões, e os serviços são executados pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e de Saúde (SES).

Essa etapa abrange dois módulos. O primeiro, já em fase de finalização, é o Centro Obstetrício, que compreende espaços como as salas de pré-parto, parto e pós-parto, de cirurgia, unidade de cuidado intermediário neonatal, ambulação, posto de enfermagem, central de material e esterilização. Já o módulo dois abriga locais como as unidades de tratamento semi-intensivo e intensivos.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, destacou a importância da obra. “Estamos trabalhando, por meio dessa parceria com a SES, em uma obra que vai dar mais conforto para um momento muito importante para a vida das famílias, em especial das mulheres, que é o parto. Além disso, proporciona um melhor ambiente para os trabalhadores, que vão exercer sua função com mais comodidade. Então essa é uma obra que impacta desde a família até os colaboradores do hospital”, enfatizou.

A iniciativa vai garantir melhor assistência, segurança e humanização aos 700 partos realizados por mês na maternidade, que é a segunda maior do estado. “Acompanho essa maternidade desde 2011 e os últimos movimentos de melhoria só vem constatar e reforçar aquilo que estamos lutando a muito tempo, que é melhor assistência no parto e à criança. O impacto é imensurável. Significa parto seguro, conforto, qualidade na assistência e humanização no atendimento”, avaliou a colaboradora Benta Lopes Silva.

Para a colaboradora Benta Lopes Silva, as obras vão proporcionar mais humanização no atendimento. (Foto: Jackson Silva)

O trabalho em execução complementa as obras já entregues em março, que contemplou diversos espaços como as enfermarias, alojamento, classificação de risco e parte administrativa. Os serviços incluíram, também, reparos estruturantes na parte elétrica, hidráulica, piso e telhado.

O HRMI conta com 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de 83 de obstetrícia e realiza, no total, mais de sete mil atendimentos por mês. São cerca de 40 municípios alcançados, do Sul do Maranhão e dos estados do Pará e Tocantins, que já contam com assistência de maior qualidade durante o pré-natal, parto e pós-parto.