9 de setembro de 2020

Fotos: Ruy Barros

Por Daucyana Castro

09/09/2020

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande, vistoriou na tarde desta quarta-feira (09), em companhia do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, as instalações da nova Policlínica do Cohatrac. A unidade de saúde será inaugurada nesta quinta-feira (10), pelo Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio de solenidade virtual, às 10h, transmitida ao vivo pelas redes sociais.

Na véspera da inauguração, a policlínica recebeu os últimos retoques, como limpeza da unidade e sinalização interna.

“A Policlínica do Cohatrac é mais um equipamento público de saúde entregue pelo Governo Flávio Dino para complementar a rede de policlínicas que o Governo do Estado tem entregue. Esta é a nossa quinta policlínica, desta vez no bairro do Cohatrac, em parceria com a Prefeitura de São Luís. Serão oferecidos diversos tipos de especialidades, consolidando uma política de ampliação do serviço público de saúde, que vem dando muito certo. Nesse período da pandemia, o Governo do Estado conseguiu quase que duplicar a capacidade instalada e isso deve continuar até o fim do Governo, com uma política forte e equipamento público de saúde funcionando perfeitamente”, frisou Marcos Grande.

A nova unidade de saúde vai oferecer atendimento nas especialidades de Cardiologia, Neurologia, Gastroenterologia, Endocrinologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Alergologia. Além de serviços diagnósticos por imagem como Ultrassonografia, Raio X, Vídeolaringoscopia, Endoscopia, Serviço de Laboratório Clínico, Serviço de Cardiologia Diagnóstica, com Eletrocardiografia. Para as consultas, será necessário o agendamento via Disque Saúde (3190-9091) ou pelo aplicativo Viva Procon.

Também estará disponível o Serviço de Pronto Atendimento 24h, com assistência médica nas áreas de Clínica Geral e Odontologia.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula explicou que a policlínica vai funcionar onde antes era o Socorrinho do Cohatrac, um local já conhecido no bairro e era um pedido antigos dos moradores.

“A gente vem ampliar os cuidados e os serviços do antigo Socorrinho. O bairro será contemplado com a quinta Policlínica aberta pelo Governo do Maranhão na capital maranhense, este ano. Já tínhamos entregue no Vinhais, Cidade Operária, Diamante, na Vila Luizão, e agora no Cohatrac, neste aniversário de São Luís. Terá também urgência e emergência que vai funcionar 24 horas, e mais a parte de ambulatório, consultas e exames. Teremos de cardiologista a pediatra, de ortopedista a gastro. Ou seja, uma série de especialidades para comunidade ampliando o que era o Socorrinho”, finalizou Carlos Lula.