11 de agosto de 2023

Atividades marcam Agosto Dourado na Maternidade de Alto Risco de Imperatriz

Por Vanessa Ribeiro

Com o objetivo de chamar atenção quanto a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses, foi realizada esta semana, na Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI), a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno. A ação é alusiva ao Agosto Dourado, campanha realizada mundialmente para incentivar a amamentação.

A professora Marleni Silva, de 41 anos, está grávida do terceiro filho. Consciente da importância da amamentação, fez questão de participar da ação realizada na MARI. “Essas ações são muito importantes para conscientização das mães sobre o aleitamento materno exclusivo até os seis meses do bebê. O leite materno é saúde, é o alimento inicial mais nutritivo e seguro. Evita doenças, como alergias, dores de barriga, entre outras”, afirmou.     

A diretora da MARI, Tassiana Brandão, ressalta que a maternidade atua no fortalecimento do cuidado, principalmente com o recém-nascido, gestantes e puérperas, beneficiando moradores de Imperatriz e mais 42 municípios da região.  

“Trabalhamos a importância do aleitamento materno diariamente na maternidade, contudo o mês de agosto, que é o Agosto Dourado, tem o intuito de fortalecer as doações e incentivar cada vez mais o aleitamento materno exclusivo. Amamentar é um ato de amor. Nos primeiros momentos não é fácil, por isso estamos aqui para orientar e ajudar a mãe a não desistir e garantir que o bebê cresça de forma saudável”, destacou.

Abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno aconteceu nesta quarta-feira (9). Na ocasião, equipes da MARI reforçaram que a unidade conta com um banco de leite que beneficia em média 95 recém-nascidos por mês e que para atender a demanda, são necessários cerca de 180 litros de leite materno, mas a média de doação tem ficado abaixo do esperado, apenas 49 litros mensais. 

A coordenadora do banco de leite da MARI, Fabiana Galeno, destacou a importância da realização de campanhas como a do Agosto Dourado. “Nosso objeto é incentivar e mostrar para a sociedade que nós defendemos o aleitamento materno. Somos hospital amigo da criança e incentivamos as mães a se encorajarem tanto em relação ao parto quanto em relação a amamentação e elas podem ter certeza que a maternidade vai apoiá-las nesse momento”, pontuou.

O banco de leite da MARI funciona todos os dias da semana, das 7h às 19h. Lá, as mães que estão com dificuldade para amamentar recebem orientações em relação à posição e pega correta, e também sobre a importância do aleitamento exclusivo. Além disso, as doadoras são orientadas sobre a forma correta da coleta e armazenamento do leite. O número de telefone do banco de leite da MARI é (99) 3524-4518.

Benefícios da doação de leite materno

A doação de leite humano tem inúmeros benefícios, alimenta bebês prematuros ou de baixo peso que estão internados e tranquiliza suas mães, por saberem que seus filhos estão sendo bem alimentados e, ainda, ajuda mães que têm excesso de leite, pois evita a mastite, inflamação nos ductos de leite nos seios. 

Para doar, a lactante deve ser saudável e não fazer uso de medicamentos que impeçam a doação. A coleta pode ser feita em casa e o leite armazenado em frasco de vidro com tampa de plástico pode ser congelado por até 15 dias. Cada pote de 300ml de leite materno humano pode ajudar até 10 recém-nascidos por dia.

Sobre a MARI

A Maternidade de Alto Risco de Imperatriz compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). No início do ano recebeu o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), concedido pelo Ministério da Saúde (MS). O selo garante que a unidade funciona dentro de todos os parâmetros e critérios que definem o hospital como amigo da criança.

Daucyana Castro