7 de janeiro de 2022

Ambulatório emergencial montado pelo Governo do Estado inicia atendimento em Mirador

Por Daucyana Castro

O ambulatório assistencial montado pelo Governo do Estado no município maranhense de Mirador começou a funcionar nesta quinta-feira (6). A Secretaria de Estado da Saúde por meio da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) providenciou a montagem de forma emergencial de um ambulatório na escola municipal Geraldo Sá. A equipe é composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Força Estadual de Saúde.

O município maranhense de Mirador é uma das localidades mais atingidas com as fortes chuvas dos últimos dias. O rio Itapecuru subiu de nível e dividiu o local em três partes, deixando vários povoados isolados.

Sirla Maria Sousa de Castro, 25 anos, é moradora do Bairro Boné em Mirador. Ela foi uma das primeiras pessoas atendidas no ambulatório e foi medicada. Sentindo fraqueza, tosse, febre e dor nas costas, ela agradeceu o atendimento.

“Muita gente gripada, tossindo, com febre, com gripe renovada. Minha irmã teve que sair as pressas de casa, por causa da água. Muita gente não teve como se tratar antes por estar debilitado e com a enchente piorou. No meu bairro ninguém entrava nem saía. E agora eu consegui esse atendimento que vai me ajudar a melhorar. Moro num povoado afastado e o fato de ter esse ambulatório aqui diminuiu a distância pra mim”, disse Sirla.

Sirla recebeu atendimento no ambulatório de Mirador

Dona Noêmia Pereira da Silva de 69 anos, moradora do bairro São Francisco em Mirador também procurou o ambulatório nesta quinta-feira. “Ainda bem que consegui atendimento. Tô com febre, tossindo bastante e me sentindo fraca”, disse a idosa.

Neste primeiro dia de atendimento do ambulatório em Mirador, foram realizadas 48 consultas e realizados 42 testes rápidos, sendo 2 positivos para Covid 19. “Esse ambulatório montado aqui foi de suma importância, porque atende não somente a população que vem em busca de atendimento como serve de apoio para o serviço itinerante no município. Estamos com uma estrutura que fornece também medicação e leitos de observação. Então temos 4 equipes que estão atuando na zona rural, sendo transportados pelo GTA, levando insumos e medicação daqui do ambulatório para as pessoas que estão em comunidades isoladas”, pontuou a assessora técnica da EMSERH, Jamilly Matos.

O presidente da EMSERH explica que em Mirador foi identificado um número alto de pessoas com síndromes gripais. Por isso a importância de uma ação emergencial no local, principalmente para as pessoas que estão isoladas em comunidades distantes. “O município de Mirador tem um hospital que está atendendo pacientes. E esse ambulatório vai atender a outra área que está isolada e com um maior número de pessoas. Queremos que essas pessoas sejam atendidas de forma mais célere e medicadas”, disse Marcos Grande.