2 de agosto de 2021

Ambulatório do Hemomar atende mais de 2 mil pacientes de todo Maranhão

Foto: Laécio Fontenele

Referência na coleta de doações de sangue no Maranhão, o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), também oferece tratamento a pacientes com transtornos hematológicos não-oncológicos. Para ter acesso ao atendimento ambulatorial na unidade, é necessário ter um encaminhamento para o hematologista, seja ele da rede pública ou privada. 

“O trabalho do ambulatório é importantíssimo para a população da capital, mas também de vários municípios do estado do Maranhão, que só conseguem o atendimento e tratamento aqui no Hemocentro. Aqui, os pacientes realizam hemotransfusão e recebem medicação específica para cada transtorno”, reforçou a médica e diretora técnica do Hemomar, Marcela Tupinambá Cabral. 

O ambulatório funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 12h. Para a primeira consulta, é preciso fazer o agendamento presencial. Caso o paciente tenha menos de 12 anos, ele passa por uma consulta com o pediatra. Se for maior de 12 anos, passa pela consulta com o clínico geral para uma triagem clínica antes de ser encaminhado ao hematologista. Todos têm direito ao atendimento no ambulatório do Hemocentro desde que haja indicação. 

Atualmente, cerca de 2 mil pacientes com diagnóstico de anemia falciforme e quase 300 pacientes com distúrbios hereditários da coagulação, como hemofilia A e B e doença de Von Willebrand, são acompanhados na unidade. O ambulatório trata outros distúrbios hemorrágicos, como púrpura trombocitopênica idiopática, que são bem mais comuns que hemofilia A e B, além das doenças raras como hemoglobinúria paroxística noturna e doença de Gaucher. 

Um dos pacientes assistidos na unidade é o jovem Luanderson Alves da Silva Lima, de 17 anos. Diagnosticado desde que nasceu com anemia falciforme, ele precisa ir pelo menos uma vez por mês ao Hemocentro de São Luís para receber uma bolsa de sangue. 

“Levo uma vida normal com a transfusão sanguínea. Vou à escola, brinco, brinco inclusive aqui no Hemomar, onde as pessoas nos fazem se sentir bem, a gente se distrai, não fico triste, nos dão bastante atenção e isso me deixa feliz. Todos nós precisamos de carinho e atenção, e no meu caso, de sangue. Por isso é importante que as pessoas sempre possam ajudar com a doação”, disse o jovem, que necessita de uma bolsa de sangue do tipo “O positivo” todos os meses.

Luanderson Alves da Silva Lima recebe bolsas de sangue na unidade (Foto: Laécio Fontenele)

No ambulatório, os pacientes ainda recebem atendimento odontológico, e para os pacientes hematológicos, em áreas como Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e Clínica Médica. O Hemocentro da capital São Luís tem 39 anos, mas o ambulatório localizado no Hemomar foi inaugurado em 1999. 

“São mais de duas décadas de existência ajudando o povo maranhense com o nosso ambulatório no Hemomar. Somos o 4º lugar do país em atendimento a pacientes com anemia falciforme. Nosso ambulatório atende pacientes de várias partes do Maranhão. Somos referência para o estado”, destacou o diretor administrativo do Hemomar, Davison Lima e Silva.

Daucyana Castro