5 de agosto de 2019

Alergia alimentar é diferente de intolerância à lactose

O médico alergista Leandro Diniz em atendimento no Hospital do Servidor

O médico alergista Leandro Diniz explicou que as pessoas têm costume de confundir alergia alimentar com intolerância a lactose, mas elas são complicações distintas. Ele é um dos especialistas da equipe de profissionais de saúde que compõem a equipe do Hospital do Servidor, unidade gerida pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). O atendimento com alergista é realizado todas as quartas-feiras, no turno da manhã, nas quintas-feiras, nos dois turnos, e nas sextas-feiras à tarde.

“A alergia alimentar dá-se quando o organismo da pessoa reconhece o alimento agressivo. Uma alergia frequente, principalmente em bebês (lactentes), é a alergia a proteína do leite da vaca. E aí cabe às pessoas procurarem os profissionais que podem traçar um diagnóstico mais perfeito, um gastroenterologista ou alergista. No caso de bebês ou crianças pode ser um pediatra, primeiramente, mas os pais devem ficar atentos”, explicou o alergista Leandro Diniz.

A professora Aline Campos procurou ajuda com um especialista. Ela chegou ao Hospital do Servidor com sintomas semelhantes a uma complicação por alergia alimentar. “Com a ingestão de alguns alimentos, sinto dores abdominais e uma sensação de estar todo tempo cheia. O incômodo é ainda maior na parte da noite. Por isso, procurei o auxílio médico”, relatou a professora.

O alergista explicou que só um exame poderia detalhar ao certo o que a professora de fato tem, mas reforçou que pode se tratar de uma alergia alimentar e que é necessário tratar esses desconfortos. “Em caso de alergia alimentar, é importante sabermos que se deve evitar comer o produto que agride o organismo. Tem gente, por exemplo, que é alérgico a cacau e não pode comer chocolate, o que para muitos é um tormento, mas é necessário para o bem da saúde”, ponderou Leandro Diniz.

Daucyana Castro