19 de março de 2024

Ações oftalmológicas neste fim de semana beneficiam milhares de maranhenses

Cirurgias, consultas e óculos. Foram várias ações desenvolvidas pelo Governo do Maranhão e coordenadas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), na capital São Luís e no interior do estado. No Hospital Regional de Chapadinha, centenas de pessoas foram beneficiadas com a realização de mais um mutirão oftalmológico.

“O Governo do Estado tem dado total atenção à essas ações. Os mutirões têm acontecido em todas as regiões maranhenses e desde o fim da pandemia, a pedido do governador Carlos Brandão, intensificamos os trabalhos. O resultado desse esforço é milhares de pessoas beneficiadas, com cirurgias bem sucedidas não só oftalmológica, mas em diversas outras especialidades. Dessa forma, estamos reduzindo consideravelmente o tempo de espera para aquelas pessoas que necessitam dos procedimentos. Seguiremos nesse rumo, de mãos dadas, para atender com mais conforto e agilidade a população maranhense”, frisou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

Ao todo em Chapadinha, foram realizados 221 procedimentos cirúrgicos oftalmológicos, sendo 106 de catarata e 115 de pterígio. “Gostei muito, estou muito feliz, não só eu, mas todas as pessoas que aproveitaram a oportunidade desse mutirão”, enalteceu o senhor Wilson Francisco de Sousa, um dos beneficiados no mutirão de Chapadinha.

“É muito gratificante receber um mutirão como esse no Hospital Regional de Chapadinha e poder contribuir para que os pacientes tenham suas visões restauradas. São centenas de pessoas agraciadas com mais saúde e qualidade de vida. Essa parceria entre Governo do Estado, SES e EMSERH tem trazido resultados positivos a população maranhense”, ressaltou a diretora geral do Hospital Regional de Chapadinha, Angélica Maggioni Neto.

No Hospital Regional de Barreirinhas, na região dos Lençóis Maranhenses, também foi realizado um mutirão de cirurgias oftalmológicas. Durante três dias foram realizadas 891 cirurgias, sendo 514 de pterígio e 377 de catarata.

Ainda neste último final de semana, em São Luís, centenas de moradores dos bairros da Vila Embratel e do São Francisco foram beneficiados com ações em saúde com a oferta de consultas e óculos. Na sexta (15), na Vila Embratel houve a realização de 773 consultas e 329 óculos. Já no sábado (16), a ação ocorreu no bairro do São Francisco e ofertou 1.132 consultas e 505 óculos. Nos dois dias de ações oftalmológicas foram realizadas 1.905 consultas e entregues 834 óculos.

Este foi o 4º mutirão de consultas em oftalmologia, totalizando até agora 3.252 consultas e a oferta de 1.380 óculos. As edições anteriores foram realizadas nos bairros da Santa Bárbara e Vila Magril, em São Luís.