Ações do ‘Outubro Rosa’ surpreendem pacientes em tratamento de câncer de mama

out rosaO mês da campanha ‘Outubro Rosa’, voltado para a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, tem sido aproveitado pelos hospitais da Rede Estadual de Saúde para promover programações com o corpo clínico e pacientes. O objetivo das atividades, executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é propiciar a reflexão sobre a importância da realização do autoexame para diagnóstico precoce da doença.

Na quarta-feira (5), uma equipe multidisciplinar percorreu todos os setores do Hospital de Câncer do Maranhão – Dr. Tarquínio Lopes Filho (HCTLF), na ‘Blitz Outubro Rosa’, realizando a entrega de lenços para as pacientes em tratamento do câncer de mama e lacinhos rosa para pacientes e acompanhantes. No período da tarde, uma empresa feminina de cosméticos e maquiagem, promoveu uma sessão de beleza no ambulatório e na sala de quimioterapia da unidade.

Nas duas ações, o objetivo foi trabalhar com o resgate da autoestima das mulheres e reforçar a importância dos cuidados preventivos. A aposentada Maria de Fátima da Conceição, de 63 anos, em tratamento no HCTLF há três anos e nove meses, aprovou a iniciativa, principalmente, pois além de “fazer um mimo”, para as mulheres, ser “uma forma de alertar quem ainda pode se prevenir”.

“Em 2013 eu notei o nódulo ao fazer o autoexame, mas não dei devida importância. Após três meses, fui procurar um médico e já tinha crescido muito e precisei fazer a retirada da mama direita. Hoje, deixo o alerta para que ninguém coloque desculpa na falta de tempo. Depois disso descobri outras complicações nos ossos e pulmão. Por isso, essas ações de incentivo são tão importantes para alertar quem precisa”, contou Maria de Fátima.

Em tratamento há três meses no HCTLF, em decorrência de um câncer de colo do útero, a paciente Jocélia Costa Araújo, foi a primeira a ser maquiada, enquanto realizava sua segunda sessão de quimioterapia. “Nunca imaginei vir para o hospital e sair daqui tão bonita. Acho muito importante esse cuidado, porque nos sentimos mais bonitas e quando a rotina muda, assim, parece que nem estamos no mesmo ambiente”, considerou a paciente.

O marido de Jocélia, Cícero Ferreira Lima, acompanhou tudo de perto e ressaltou o quanto percebeu que o momento fez bem para a esposa. “Ela está mais linda do que já é normalmente. Eu fico feliz por termos encontrado uma unidade de saúde que se preocupa com o paciente e quer tratar ele da melhor forma. Essa equipe aqui não está de nota dez, está de nota mil”, considerou.

Segundo a enfermeira Geisa Maria Couto e Lima, inserir os pacientes nessas atividades é uma forma de beneficiar o tratamento oncológico. “Essas iniciativas conjuntas de vários setores, como o Núcleo de Educação Permanente, Setor de Qualidade, Serviço Social, e equipe multiprofissional, melhoram a autoestima de quem participa e renova o ânimo de quem os acompanham. Durante o mês de outubro, todas as nossas atividades serão voltadas para essa campanha de prevenção para que cada vez mais, homens e mulheres sejam conscientes dessa importância”, pontuou a enfermeira.