9 de março de 2023

Campanha Março Lilás alerta para importância da prevenção do câncer de colo de útero

Por Vanessa Ribeiro

Fotos: Adeta Holanda

O mês de março é dedicado à saúde da mulher, por isso é realizada a campanha Março Lilás, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. Profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforçam ações de prevenção e tratamento para combater a doença no Estado. 

O Hospital Dr. Genésio Rêgo é um centro de referência para a saúde da mulher. Só em 2022 foram realizados 14.589 atendimentos ginecológicos e 9.632 pequenos procedimentos, como biópsias. 

Na unidade, as pacientes têm acesso a consultas com ginecologistas, exames preventivos, ultrassons, coleta de biopsia, além de outros exames.  

Com o encaminhamento em mãos, a paciente consegue agendar na própria unidade os exames e sai com a data marcada. Crianças a partir de nove anos podem tomar a vacina contra o HPV, além das outras do calendário vacinal, exceto contra Covid.

“A prevenção é a chave de tudo, precisa se prevenir para evitar que o pior aconteça. O câncer do colo de útero em 2022 foi a terceira maior causa de morte de mulheres no Brasil. A campanha Março Lilás é importante por isso, porque a gente liga esse alerta o mês inteiro falando sobre esse assunto, dando o suporte e repassando todas as informações necessárias”, frisou a diretora geral do Hospital Dr. Genésio Rêgo, Kátia Campos.  

Além da vacina, outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual. A realização do exame preventivo (conhecido como Papanicolau) também é uma forma eficaz de prevenção, pois pode detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas em quase 100% dos casos, não evoluindo para o câncer. 

“Prevenindo o HPV, a gente está prevenindo o câncer de colo de útero. As alterações no colo do útero, as mutações, as alterações que ele vai induzir nas células e que, em última instância, vão culminar no câncer de colo de útero”, alertou o ginecologista Willians Moura.

A dona de casa Gisanira Amorim, de 42 anos, tem duas filhas e não descuida da saúde. Faz os exames regularmente e tem consciência da importância disso. 

“Faço meu check-up anualmente, até porque essas doenças, como o câncer de colo de útero, têm que ser prevenidas e quanto mais cedo descobertas, mais chance de cura”, disse.  

Outras unidades de saúde que também ofertam consultas ginecológicas e ultrassons são as Policlínicas Cidade Operária, Cohatrac, Coroadinho, Diamante, Vila Luizão e Vinhais. Além do Hospital Dr. Genésio Rêgo, a vacina contra o HPV é disponibilizada nas Policlínicas Cidade Operária, Vinhais e Vila Luizão. O Hospital Dr. Genésio Rêgo compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este é o terceiro tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil, com uma taxa de incidência de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres. 

No Maranhão, são estimados 800 novos casos para 2023. Este câncer pode ser prevenido e se diagnosticado logo no início, tem 98% de chance de cura. Ele é causado pela infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas e meninos a partir de nove anos.

Daucyana Castro