13 de janeiro de 2023

Unidades da rede estadual de saúde promovem ações em alusão à campanha Janeiro Branco

Ao longo deste mês, unidades que compõem a rede estadual de saúde estão realizando ações em alusão à campanha Janeiro Branco. Durante atividades como palestras, dinâmicas e relatos compartilhados, pacientes e acompanhantes são levados a atentarem para os cuidados necessários com a saúde mental. Na Policlínica Imperatriz, por exemplo, a programação incluiu palestras com temas como: “A hora de cuidar da saúde mental é agora”. 

“Preocupados com o equilíbrio e a saúde mental de nossos pacientes e população em geral, a equipe de saúde da Policlínica de Imperatriz vem realizando, neste Janeiro Branco, ações voltadas à comunidade. As ações estão sendo levadas para fora da unidade, para a equipe de segurança pública, polícias militar e civil, agentes penitenciários e internos das unidades prisionais”, contou Sandra Regina de Sousa Oliveira, diretora geral da Policlínica Imperatriz.  

A programação na unidade segue com várias outras palestras tratando sobre alimentos importantes para saúde mental e o gerenciamento de emoções e felicidade. As ações estão sendo levadas também a municípios vizinhos. Nesta quinta-feira (12), a equipe multiprofissional da Policlínica Imperatriz realizou ação na Casa de Detenção na cidade de Davinópolis. 
Ainda em Imperatriz, o Hospital Macrorregional Ruth Noleto, as atividades relativas ao Janeiro Branco também serão realizadas durante todo o mês. Na programação serão ministradas palestras para a comunidade hospitalar, pacientes e acompanhantes. 

“Vivemos em uma época de intenso estresse, especialmente para os profissionais da saúde. E o cuidado com a saúde mental torna-se cada vez mais importante no nosso dia a dia. Para o encerramento da campanha, será convidado um profissional da área da Saúde Mental, para trazer esclarecimentos e tirar dúvidas sobre a temática. Atitudes e simples gestos podem fazer uma grande diferença na vida da pessoa”, analisou Adenilson Pontes, diretor administrativo do Hospital Macrorregional Ruth Noleto. 

Já no Hospital Regional de Timbiras, entre os dias 11 e 17 de janeiro, serão realizadas dinâmicas em grupo com o tema: “Traçando metas para autocuidado”, abordando a importância do autocuidado e a saúde mental na rotina do profissional da saúde. 

Em São Luís, o Hospital da Ilha realizou nesta semana dois momentos de palestra com pacientes e acompanhantes, onde ambos puderam expor suas histórias de vida e tirar dúvidas com enfoque nos cuidados com a saúde mental. As ações foram conduzidas pela equipe de Psicologia da unidade de saúde. “Esta foi a primeira de uma série de atividades previstas com os acompanhantes, pacientes e colaboradores”, ressaltou Bruno Ricardo, diretor administrativo do Hospital da Ilha.

Eduardo Ericeira