23 de setembro de 2021

Governo promove melhorias no atendimento de urgência e emergência do Hospital Regional de Barreirinhas

Foto: Ruy Barros

FONTE: SES / MA

Com cerca de 5 mil atendimentos por mês, o Hospital Regional de Barreirinhas (HRB) ganhou uma nova recepção, com triagem e sala de estabilização, reforçando a assistência aos pacientes de urgência e emergência que buscam a unidade. O investimento na unidade, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), beneficia moradores de toda a região.

“Cuidar das pessoas é algo que faz parte da nossa caminhada cotidiana. A gestão do governador Flávio Dino serve à população e ficamos muito felizes de estar no município para comemorar esse avanço. Com a entrega desse novo espaço, damos mais um passo em direção a um cenário cada vez melhor”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A unidade oferece atendimento em clínicas geral, médica e pediátrica. Com a nova recepção, os pacientes que necessitarem de assistência de urgência e emergência poderão passar por uma triagem, garantindo maior precisão no atendimento. No espaço, foram instaladas uma sala de classificação de risco com enfermeiro de plantão e uma sala de estabilização.

O espaço conta ainda com dois leitos de estabilização, com assistência de enfermagem 24 horas. O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande, ressaltou que os investimentos são contínuos. “O trabalho nas unidades de saúde por todo o estado tem beneficiado a população maranhense. Cada atendimento realizado é uma vida que estamos ajudando”, enfatizou.

Depois de ter feito uma cirurgia no pé esquerdo, dona Lenir Sousa, de 48 anos, avaliou positivamente o novo espaço. “Eu sou paciente do hospital há um ano e sempre gostei do atendimento. Agora com as novas instalações estou ainda mais satisfeita”, disse.

Segundo o diretor geral da unidade, Adler Gomes, a nova recepção beneficia toda a região. “A entrega do novo espaço não só amplia a nossa unidade, mas também soma a um conjunto de outros investimentos realizados, tornando-a ainda mais referência para diversos municípios”, disse.

O prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha, acompanhou a inauguração da recepção e destacou o compromisso do Governo do Estado com o município e a região. “O importante é que todos esses gestos, desde os maiores aos menores, vêm para beneficiar o nosso povo. Por isso, a população se alegra pela boa gestão que está sendo feita e isso é percebido nos hospitais e no atendimento prestado”, afirmou.

Além do atendimento de urgência e emergência, o Hospital Regional de Barreirinhas oferta serviços de alta complexidade e reforça a assistência em saúde nas Regionais de Rosário e Chapadinha, contemplando municípios como Barreirinhas, Chapadinha, São Bernardo, Araioses, Água Doce do Maranhão, Axixá, Anapurus, Belágua, Bacabeira, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Icatu, Morros, Primeira Cruz, Paulino Neves, Presidente Juscelino, Rosário, Santo Amaro do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, Tutóia e Urbano Santos.