19 de fevereiro de 2020

Campanha de doação de sangue no Hemomar é intensificada para o Carnaval


Campanha deste ano tem como tema “Doar é amar. Nesse Carnaval, antes da diversão, vem a boa ação. Doe sangue!”

Por Poliana Ribeiro

A Campanha de Doação de Sangue realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) está sendo intensificada nos dias que antecede o Carnaval para garantir o estoque no banco de sangue por conta do período momesco. A campanha, que este ano tem como tema “Doar é amar. Nesse Carnaval, antes da diversão, vem a boa ação. Doe sangue!”, foi antecipada para o início de fevereiro devido ao baixo estoque de bolsas. 

De acordo com a coordenadora de captação do Hemomar, Frassinete dos Santos Araújo, foi enviado um convite para vários parceiros direcionarem grupos para captação de sangue. “Alguns parceiros atenderam nosso convite e recebemos grupos de policiais e de algumas igrejas no sábado (15). Esta semana receberemos outros grupos e, além disso, a nossa Unidade Móvel estará, nesta quinta-feira (20), no Tribunal de Contas do Estado, que fica no Calhau, e qualquer pessoa pode fazer a doação”, explica.

O esforço também se estende ao interior do estado, onde os hemonúcleos também estão realizando ações para incentivar as doações, a exemplo de Caxias e Santa Inês. “Eles estão fazendo campanha corpo a corpo, indo às ruas para mostrar a importância da doação de sangue. A gente continua com estoque abaixo do crítico. Precisamos de 200 a 300 bolsas por dia, principalmente neste período de Carnaval, quando a demanda nos hospitais geralmente aumenta”, explicou a coordenadora de captação do Hemomar, unidade gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Atendimento 

Mesmo durante os dias de Carnaval, as doações poderão ser realizadas, já que o Hemomar adotou um horário especial de atendimento durante o feriado. No sábado (22) e na segunda-feira (24), as doações poderão ser realizadas das 7h ao meio-dia; no domingo (23) e na terça-feira (25), o Hemocentro estará fechado, mas reabrirá na Quarta-feira de Cinzas (26), funcionando das 13h às 18h.  

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos; ter consentimento dos pais ou responsáveis legais no caso de menores de 18 anos; pesar no mínimo 50 quilos; não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior à doação; estar bem alimentado e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior; apresentar documento de identificação oficial com foto.

Eduardo Ericeira