3 de outubro de 2017

Em Paço do Lumiar, Governo contabiliza mais de 11 mil atendimentos no Mais Saúde

Neste fim de semana foi a vez do Maiobão receber a variedade de serviços de saúde e cidadania da ação Mais Saúde. (Foto: Julyane Galvão)

Neste fim de semana foi a vez do Maiobão receber a variedade de serviços de saúde e cidadania da ação Mais Saúde. (Foto: Julyane Galvão)

Mais de 11 mil atendimentos foram realizados no Mais Saúde, neste fim de semana, em Paço do Lumiar. A ação executada pelo Governo do Estado beneficiou moradores do bairro do Maiobão e regiões vizinhas.

A ação amplia o acesso da população a exames, consultas especializadas e medicamentos. “Eu vim em busca de atendimento básico: checar glicemia e tirar o cartão do SUS. Quando você vem para um ambiente assim, onde centenas de pessoas buscam o mesmo atendimento, você nunca espera uma recepção tão cheia de humanidade. Tenho que reconhecer e agradecer a gentileza como me trataram desde o portão até o consultório médico”, afirmou o professor João Batista, de 56 anos.

Na recepção do Centro de Ensino Erasmo Dias, dona Maria José Costa, de 67 anos, recebeu informações sobre os serviços disponíveis e se submeteu as primeiras avaliações. “Primeiro passei pela triagem. A pressão arterial está normal, mas a glicemia nas alturas. Há três anos descobri a diabetes, pensei que estivesse controlada. Imediatamente me encaminharam para o atendimento com clínico geral aqui mesmo na ação”, contou.

Além de consultas com clínico geral, o Mais Saúde oferece atendimento com ginecologista e exames preventivos. A moradora do bairro Cafeteira, Darci Nunes, de 55 anos, aproveitou para atualizar os exames. “Há dois anos eu não procuro o médico. A dificuldade em marcar consultas e também o fato de não sentir dores ou incomodo, me deixou menos preocupada com a saúde”, disse.

O Mais Saúde em Paço do Lumiar beneficiou moradores do bairro do Maiobão e regiões vizinhas. “Eu trouxe meu filho para vacinação e para receber o Kit de higiene bucal. Já estava precisando trocar e aqui a entrega é gratuita. Aproveitei para fazer tudo o que tinha disponível para crianças e ainda nos divertimos com a apresentação dos palhaços”, disse Mayara França.

Com queixa de ardência nos olhos, o gráfico José Almeida, de 68 anos, buscou atendimento oftalmológico. O idoso realizou os exames de fundoscopia, tonometria e campimetria computadorizada. “Passei pela consulta e fiz todos esses exames gratuitamente e ainda saí com remédio na mão, depois de receber o diagnóstico de glaucoma. Sabe quanto tempo e dinheiro eu gastaria para fazer isso em outro lugar? Só tenho que elogiar o governo por tornar tão acessível esse serviço”, relatou.

A alergia na pele levou a vendedora Cláudia Campos, de 23 anos, a consulta dermatológica. “Eu nunca tive problemas com desodorante, agora tem aparecido uma bolinhas e coça. O médico já prescreveu uma pomada para resolver o problema. Eu achei que era uma besteira ir ao médico para cuidar disso, fiquei sofrendo à toa”, confessou.

O Mais Saúde oferece, ainda, atendimento diferenciado para a testagem rápida de diagnóstico de Sífilis, HIV, Hepatites B e C. A entrega de resultados acontece na sala de acolhimento. Os resultados positivos são orientados e conduzidos para início imediato do tratamento da patologia. Os casos negativos são estimulados ao cuidado e prevenção dessas doenças. Durante a ação, 11.371 atendimentos foram realizados em Paço do Lumiar.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde(SES)

Daucyana Castro