1 de agosto de 2017

Governo estadual abre hoje Semana Mundial de Aleitamento Materno

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente (DASCA), e o Comitê Estadual do Aleitamento Materno promovem a abertura estadual da Semana Mundial de Aleitamento Materno – Roda de Experiências. O evento acontece no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, em São Luís, a partir das 8h30.

Com o tema “Amamentar. Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você”, o encontro mobilizará Governo e sociedade civil para a promoção e proteção do aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida do bebê, como estratégia mundial para a redução da mortalidade infantil.

Pesquisas comprovaram que o aleitamento exclusivo, sem água ou chás, reduz em 14 vezes o risco de morte infantil por diarreia e em 3,6 vezes por doenças respiratórias. O Unicef calcula que apenas o aleitamento materno pode evitar, anualmente, 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos.

Programação

Na sexta-feira (4), as mães da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, em São Luís, receberão orientações sobre a importância da doação do leite materno, desde as vantagens da amamentação para a mãe e o bebê, pega correta e posições para amamentação, além do material informativo sobre o Banco de Leite e entrega de cestas básicas.

Neste dia também serão realizadas ações de conscientização e distribuição de material informativo nas Maternidades Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, e, no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde(SES)

Daucyana Castro