30 de outubro de 2019

UEMA divulga cronograma de seletivo para Residências Multiprofissional e Médica da EMSERH

Ao todo foram inscritos 1.316 candidatos para o seletivo das três residências, são elas: Residência Multiprofissional – São Luís, Residência Multiprofissional – Caxias e Residência Médica. Anteriormente foi divulgado apenas o número de 193 inscritos. Problema que foi explicado pela Professora Doutora Maria Cristiane Pestana Chaves Miranda, Assessora de Concursos e Seletivos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

“As inscrições transcorreram normal nos três editais que estão em andamento, porém houve um atraso no repasse dos arquivos dos pagantes do Banco do Brasil para a UEMA. Por conta disso, publicamos uma lista preliminar com muitas pessoas que estão aptas a fazer e que não constava nessa relação, mas nós estamos corrigindo e nesta quarta mesmo publicaremos a lista definitiva”, explicou a professora Maria Cristiane Miranda.

Ainda na programação, nesta quarta (30), haverá a publicação da lista com os nomes dos candidatos. No dia 9 de dezembro será disponibilizada a confirmação de inscrição. O candidato precisa acessar com a senha particular o site da UEMA para acesso a informações como o local de prova, e a sala em que irá fazer a prova. E no dia 15 de dezembro será realizada a prova, segundo programação prevista pela Universidade Estadual do Maranhão.

A Comunicação da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares tentou contato com o Banco do Brasil, para se manifestar a respeito do assunto, mas aguarda um posicionamento da instituição financeira. Até o fechamento da matéria, o Banco do Brasil ainda não havia se manifestado.

Ao todo estão sendo ofertadas 32 vagas para as Residências Multiprofissional em São Luís e Caxias e Residência Médica em São Luís. As unidades que ofertam as capacitações são o Carlos Macieira, Juvêncio Matos, Hospital de Câncer, Hospital Nina Rodrigues, Hospital Macrorregional e Maternidade Carmosina Coutinho, estas duas últimas unidades em Caxias. São ofertadas as seguintes especialidades: cirurgias básica e geral, clínica médica e geral, dermatologia, urologia, área cirúrgica básica (Hospital Carlos Macieira), pediatria (Juvêncio Matos), psiquiatria (Hospital Nina Rodrigues), ortopedia e traumatologia (Hospital de Câncer), clínica médica (Hospital Macrorregional de Caxias), ginecologia e obstetrícia (Maternidade Carmosina Coutinho).

“A Residência Médica da Secretária de Estado da Saúde, alavanca a qualidade da assistência, no desenvolvimento de habilidades técnicas e relacionais, oferecendo boa qualificação em Programas que tenham visão global da saúde e forte inserção desses futuros profissionais na rede básica de assistência”, reforçou Milton Ferreira, Assistente Técnico da Residência Médica da EMSERH.

Eduardo Ericeira