O procurador do Estado Vanderley Ramos Santos está na função de presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) desde dezembro último. Ele se afastou das funções na PGE/MA para assumir o cargo.
Vanderley Ramos tomou posse interinamente, ao cargo da presidência da EMSERH, no final do mês de dezembro, cobrindo a médica Ianik Leal, que se afastou temporariamente por licença-maternidade. O convite para assumir o cargo partiu do secretário de saúde, Carlos Eduardo Lula.
Vanderley Ramos é subprocurador do estado do Maranhão, já tendo exercido, no âmbito da Procuradoria Geral do Estado, os cargos de assessor especial do procurador-geral do estado (2007-2009) e de procurador-geral adjunto para assuntos judiciais (2015-2017). Já foi oficial de justiça do TJMA, técnico judiciário da justiça federal e analista processual do Ministério Público da União. É Pós-graduando em Direito Constitucional e em Direito Eleitoral.
Sobre a EMSERH
A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) tem como meta implantar, com qualidade, um novo conceito em gestão de saúde. É uma empresa pública, criada em 2012 (Lei Estadual Nº 9.732) e implantada em 2015, com o Governo Flávio Dino. É dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, cuja visão é tornar-se referência nacional na gestão em saúde.
Nos moldes em que a EMSERH se estabeleceu, ela é a primeira empresa de serviço hospitalar do Brasil, em nível estadual. Agrega a gestão de 70% das unidades de saúde na capital e no interior do estado, numa escala de crescimento aparente. Já rendeu, para os cofres estaduais, uma economia de 15 a 20% por unidade de saúde administrada, traduzida numa economia mensal de dez milhões de reais.
Daucyana Castro