Por Vanessa Ribeiro
Moradores de Imperatriz e região contam com mais um importante serviço ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na Policlínica de Imperatriz. O aparelho de ressonância magnética, que realiza exames de alta complexidade, beneficia os usuários e ajuda a reduzir o tempo de espera por esse exame, na região. A oferta do serviço iniciou na segunda quinzena do mês de abril.
O equipamento tem capacidade de realizar entre 100 e 120 exames por mês e já possibilitou o diagnóstico rápido de vários pacientes da unidade, como da agricultora Maria Ilma Carvalho, de 53 anos, moradora de Cidelândia. Ela procurou a Policlínica de Imperatriz por conta de dores na coluna, pernas e braços. “Por causa dessas dores procurei o médico e ele passou a ressonância. Eu saí do consultório e em seguida já foi agendado o exame. É uma bênção de Deus. Eu nem imaginava que seria tão rápido, ainda mais uma ressonância que é um exame tão difícil. Só tenho a agradecer. Aqui na Policlínica fui muito bem atendida por todos”, afirmou.
Isnaldo da Silva Souza, de 42 anos, também realizou os exames no novo equipamento. O vigilante sofria há cerca de cinco anos com dores de cabeça, tontura e enjoos. Desde a inauguração da Policlínica de Imperatriz, começou a fazer tratamento com neurologista e agora, com a instalação do aparelho de Ressonância Magnética, foi possível saber o diagnóstico. “Graças a esse exame o médico pôde descobrir as causas do meu problema. Já fiz uma cirurgia e hoje estou me recuperando, me sentindo bem melhor. Graças a Deus e a Policlínica, em breve vou estar curado e voltar a ter uma vida normal e sem dor”, ressaltou.
A diretora geral da policlínica ressaltou a importância do novo serviço para os usuários do SUS. “Os nossos usuários estão muito satisfeitos por contarem com esse exame de alta complexidade aqui na Policlínica. Agora os pacientes que necessitam de ressonância saem do consultório e agendam o exame. Em pouco tempo o paciente tem o diagnóstico fechado”, destacou a diretora da Policlínica, Sandra Oliveira.
A Policlínica de Imperatriz, que compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), foi entregue pelo Governo do Estado em dezembro de 2021 e oferta 11 tipos de especialidades médicas: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, nefrologia, nutrologia, oftalmologia, ortopedia, psiquiatria e urologia.
Os usuários também contam com equipe multiprofissional em nutrição, psicologia e serviço social, além de vários tipos de exames para apoio ao diagnóstico, como laboratoriais de análises clínicas, biopsia, citologia, mamografia, densitometria óssea, tomografia computadorizada, ressonância magnética, raio-x, ultrassonografia, colonoscopia, endoscopia, retossignomodoiscopia, holter, mapa, eletrocardiograma e ecocardiograma.
Daucyana Castro