EMSERH Logo Mobile

Direto das Unidades

Aqui você pode acompanhar as principais notícias das unidades de saúde da EMSERH

Colaboradores da EMSERH são destaque no Prêmio Inova GP 2025 com iniciativas de impacto na saúde pública

Colaboradores da EMSERH são destaque no Prêmio Inova GP 2025 com iniciativas de impacto na saúde pública

A EMSERH foi destaque no cenário estadual de inovação ao conquistar premiações no Prêmio Inova GP 2025, apresentado nesta quarta-feira, 03, pelo Governo do Maranhão. A solenidade ocorreu no auditório Norte das Águas, no Convento das Mercês, com a presença do governador Carlos Brandão, e marcou o reconhecimento de práticas e projetos desenvolvidos por servidores públicos ao longo do ano.
Criado na atual gestão estadual, o Prêmio Inova GP já se consolidou como uma das principais vitrines da inovação na administração pública maranhense. A iniciativa é coordenada pela Fundação Escola de Governo do Maranhão (Egma), e conta com apoio da Fapema, Secti, e, nesta edição, também da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB). Em 2025, foram 111 inscritos, representando 31 órgãos, sendo 55 trabalhos finalistas.
Com iniciativas diretamente relacionadas às atividades realizadas na instituição, dois artigos apresentados por colaboradores da EMSERH foram premiados nesta edição do Inova GP.
A supervisora de Assistência Farmacêutica, Rafaella Franco, recebeu premiação de R$ 3 mil, com o artigo "Gerenciamento de Medicamentos Próximos do Vencimento em Unidades Hospitalares", classificado em 3º lugar na categoria Práticas Inovadoras Implementadas.
A proposta apresenta avanços na gestão de estoques, redução de perdas e otimização do uso de medicamentos, trazendo impacto direto na assistência e na sustentabilidade das unidades. "Ter esse trabalho reconhecido é motivo de muita alegria, porque representa um esforço coletivo do nosso setor. Ver a iniciativa ser premiada reforça que estamos no caminho certo e nos motiva a seguir contribuindo para um SUS mais eficiente e sustentável", destacou Rafaella.
Na categoria Práticas Inovadoras de Sucesso, os Assessores de Governança Tcheurlly Silva Ribeiro e Luis Carlos Cantanhede Bastos receberam menção honrosa pelo artigo "Indicador de Governança como ferramenta de transformação na Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares", classificado em 8º lugar.
A iniciativa demonstra como a aplicação sistematizada de indicadores fortalece a integridade, a transparência e a gestão estratégica da instituição. "Receber esse reconhecimento é motivo de orgulho. O artigo nasce da vivência diária da Gerência de Governança, onde governança não é conceito, mas prática. Esse prêmio mostra que a dedicação técnica e o compromisso com a gestão pública fortalecem a EMSERH e geram impacto real", afirmou Tcheurlly.
Segundo o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe, a premiação demonstra o compromisso da empresa com a melhoria contínua e a valorização do corpo técnico. "A EMSERH tem investido em processos, pessoas e tecnologia para oferecer um serviço de saúde cada vez mais eficiente. Ver nossos colaboradores sendo reconhecidos em um prêmio tão significativo reforça que estamos no caminho certo. É um orgulho ver que o esforço diário se traduz em inovação, resultados e benefícios diretos para a população maranhense", afirmou Duailibe.
Para a presidente da Fundação Escola de Governo do Maranhão (Egma), Leuzinete Pereira, o resultado demonstra a força da inovação no serviço público estadual. "O Inova GP revela servidores comprometidos em transformar a administração pública. "Parabenizamos a EMSERH e todos os servidores estaduais e municipais que inscreveram suas ideias e projetos. Hoje coroamos e premiamos quem acredita que o setor público pode ser protagonista da inovação", ressaltou.
EMSERH lança Projeto QualiUti para fortalecer gestão e qualidade assistencial de leitos intensivos

EMSERH lança Projeto QualiUti para fortalecer gestão e qualidade assistencial de leitos intensivos

Na tarde desta terça-feira, 02, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) deu início ao Projeto QualiUti, iniciativa construída em parceria com a Epimed Solutions e voltada à qualificação contínua das equipes médicas e multiprofissionais que atuam nos mais de 300 leitos de UTI administrados pela empresa em todo o estado.
O evento de lançamento reuniu mais de 115 profissionais em uma roda de conversa virtual sobre os desafios da gestão de leitos em Unidades de Terapia Intensiva e a importância da manutenção adequada dos dados dos pacientes. A discussão foi conduzida pelo Dr. Jorge Salluh, médico intensivista, professor universitário, cofundador e diretor científico da Epimed Solutions, pesquisador sênior do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino e uma das maiores referências nacionais em gestão de UTIs.
Durante sua participação, o Dr. Salluh destacou o impacto direto da qualificação contínua na melhoria dos indicadores assistenciais. "Quando há padronização, monitoramento e atenção rigorosa aos dados, conseguimos transformar a realidade das UTIs. A melhoria da assistência passa, necessariamente, por uma gestão baseada em evidências e por equipes capacitadas e alinhadas", afirmou.
O Projeto QualiUti tem como foco padronizar o funcionamento das UTIs sob gestão da EMSERH por meio de uma série de iniciativas estratégicas: construção de protocolos clínicos e assistenciais, implementação de campanhas de sensibilização apoiadas por ações de comunicação, monitoramento contínuo com encontros mensais, qualificação do registro de informações no Sistema Epimed, incentivo à cultura de segurança do paciente e implantação de um modelo de gestão proativa.
O presidente da EMSERH, Marcello Duailibe, ressaltou que o projeto reforça o compromisso da instituição com a excelência no atendimento intensivo. "Hoje damos um passo importante rumo à modernização e ao fortalecimento das nossas UTIs. São 353 leitos intensivos distribuídos em 23 hospitais, e precisamos garantir que cada um deles opere com o máximo padrão de qualidade. O QualiUti é uma ferramenta estratégica para salvar vidas e aprimorar nossa capacidade de gestão", destacou.
Atualmente, a EMSERH administra 353 leitos intensivos entre UTIs e UCIs, adultos e pediátricos. O objetivo é alinhar a gestão dessas unidades ao monitoramento realizado pelo sistema Epimed, com foco na melhoria dos três principais indicadores assistenciais: taxa de mortalidade, taxa de infecção e tempo médio de permanência.
O gerente geral de Gestão em Saúde da EMSERH, Leonardo Lima, reforçou a importância do engajamento das equipes. "O sucesso do QualiUti depende diretamente da participação ativa dos profissionais. Nossa missão é oferecer suporte, capacitação e ferramentas para que cada unidade alcance resultados cada vez melhores. A cultura da qualidade precisa estar presente no dia a dia das equipes", frisou.
O diretor de Planejamento, Gestão e Inovação da EMSERH, Paulo Ronchi, destacou o papel estratégico do projeto dentro das diretrizes da instituição. "O QualiUti consolida nossa visão de integrar planejamento, tecnologia e qualificação profissional. Estamos avançando para um modelo de gestão que utiliza dados de forma inteligente e coloca o paciente no centro das decisões. Esse alinhamento é fundamental para elevar o padrão das nossas UTIs", afirmou.
Judiciário Maranhense reconhece EMSERH como empresa que trabalha na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher

Judiciário Maranhense reconhece EMSERH como empresa que trabalha na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher

A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), foi uma das homenageadas na sétima edição do Programa Valoriza Mulher.
Na oportunidade, a EMSERH foi representada pela Diretora Executiva de Gestão de Pessoas da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Lilian Neves Carvalho.
"É com imensa satisfação que participo da solenidade do Programa Valoriza Mulher, é uma preocupação permanente nossa, a prevenção e o combate à violência contra a mulher. A EMSERH em 2025 desenvolveu diversas ações, e certamente, em 2026, vamos ampliar ainda mais essas ações que são desenvolvidas nas nossas unidades administrativas e nas unidades de saúde de todo Maranhão", pontuou Lilian Neves Carvalho.
Entre as ações exitosas da EMSERH no combate e prevenção à violência doméstica estão as constantes palestras realizadas nas unidades de saúde administradas pela empresa por todo o Maranhão, como forma de conscientizar a população a respeito da violência contra a mulher e um canal específico dentro da Ouvidoria da EMSERH voltado especificamente para atender casos que possam caracterizar algum tipo de violência, como o assédio, por exemplo.
"A homenagem a EMSERH é um reconhecimento por sabermos que é uma empresa que cuida de quem está ao seu redor, dos trabalhadores, das famílias dos colaboradores e isso reflete em um trabalho de conscientização ao público, que nesse caso é a comunidade assistida nas unidades de saúde", ressaltou o juiz auxiliar da coordenação de violência doméstica do TJ-MA, Pedro Pascoal.
A cerimônia do Programa Valoriza Mulher foi realizada no auditório da Associação dos Magistrados, em São Luís. Ao todo 23 empresas foram homenageadas com a entrega de uma placa, entre elas a EMSERH. O programa tem o objetivo de reconhecer empresas que desenvolvem boas práticas de responsabilidade social, com iniciativas de prevenção à violência doméstica e familiar e garantia dos direitos das mulheres no ambiente corporativo e no seu entorno.
O juiz auxiliar da coordenação de violência doméstica do TJ-MA, Pedro Pascoal, destacou durante a solenidade os avanços conquistados também pelo judiciário maranhense no combate a violência doméstica, como a redução em cerca de 1.300 dias para aproximadamente 280 dias o trâmite dos processos da fase inicial até uma possível condenação do autor de um crime envolvendo a violência doméstica no Maranhão.
"O enfrentamento da violência doméstica não pode ser somente no âmbito do poder público, é preciso envolver as iniciativas privadas para poder chegar os com mais eficácia no enfrentamento e diminuir a violência doméstica e na igualdade de gênero entre homens e mulheres que são iguais perante a lei", reforçou o juiz.
Espaço Cuidar ampliará oferta de serviços aos colaboradores

Espaço Cuidar ampliará oferta de serviços aos colaboradores

O Espaço Cuidar, clínica de saúde ocupacional voltada aos colaboradores da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), vai ampliar a oferta de serviços no próximo mês de dezembro. Além das especialidades já ofertadas, terá também cardiologia.
O Espaço Cuidar funciona desde 2023 e já realizou quase 19 mil atendimentos, entre consultas médicas e multiprofssionais.
"Este espaço foi pensado para ofertar um serviço de exelência para os nossos colaboradores, que tanto cuidam das pessoas e merecem ter um local que cuide deles também. Aqui eles encontram um atendimento acolhedor e humanizado. É importante destacar, que não é apenas para colaboradores das sedes administrativas da EMSERH, mas para todas as unidades que a empresa administra", ressaltou o Diretor Executivo de Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Jorge Araújo.
O Espaço Cuidar oferta emissão de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), Clínica Médica, Gastroenterologia, Psiquiatria, Fisioterapia, Psiscologia, Nutrição, Serviço Social e a partir de dezembro, Cardioligia.
A assessora de comunicação, Ana Sheyla Fernandes, elogia o atendimento no Espaço Cuidar. "Sempre fui muito bem atendida. Já consultei com psicólogo, nutricionista e clínico geral e todas as vezes fiquei satisfeita. É muito bom para nós colaboradores termos um local assim, voltado para o nosso bem-estar", destacou.
Para agendar os atendimentos de forma simples e automatizada, os colaboradores da EMSERH contam com a EME, Atendente Virtual de Saúde Ocupacional, pelo número de whatsApp (98) 98294-0020 e em caso de indisponibilidade da EME, pelo email saude.ocupacional@emserh.ma.gov.br.

Página 1 de 1444