21 de maio de 2025

EMSERH finaliza encontro de desenvolvimento humano voltado para lideranças

Foi realizada nesta sexta-feira (16), a etapa dentro da trilha do Programa Ser, voltada aos colaboradores da sede que ocupam cargos de liderança. A ação, que iniciou no mês de novembro, faz parte do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), realizado pela empresa.

“O programa Ser é voltado para desenvolver habilidades e competências dos nossos gestores. Foram vários assuntos de extrema importância como comunicação consciente, fazer com o que o gestor entenda um pouco mais de si, porque entendemos que liderar não é somente processos, é também inspirar, desenvolver pessoas, é o olhar humano, e pretendemos cultivar isso na empresa”, ressaltou a Gerente de Treinamento e Desenvolvimento, Sâmella Tomaz.

A Gerente Administrativo da EMSERH, Olga Gomes, participou do programa e reconhece sua importância. “Muito feliz em poder participar desse curso. A EMSERH foi extremamente feliz, inovadora, em poder propiciar o curso para lideranças, trabalhar essa percepção do ser, o que certamente vai refletir positivamente em nossas equipes espalhadas em cada gerência. Vai melhorar o trabalho, a qualidade do trabalho e até a qualidade de vida dos nossos colaboradores”, reforçou.

O programa SER é um programa de desenvolvimento humano voltado para organizações, com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais. Ele oferece treinamentos e imersões para líderes e equipes, utilizando metodologias ativas de ensino e vivências sensoriais. A proposta é aprimorar as habilidades sociais e emocionais dos participantes, buscando um desenvolvimento mais completo e impactante.

“Encerramos com chave de ouro trazendo o tema percepções e consciência. Esse trabalho Jornada Ser, tem o intuito de ajudar e contribuir com os colaboradores da EMSERH para que consigam se perceber, esvaziar as sobrecargas emocionais e transformar em recursos internos essa capacidade de autopercepção, poder levar isso para seus líderes e conseguir cada vez mais equilibrar mentes e emoções”, explicou a fisioterapeuta Patrícia Matos.

Entre os temas que foram abordados estão: Comunicação e Emoções, Comunicação Consciente, Atenção Plena, Inteligência Emocional, Autorresponsabilidade e Autocompaixão. Neste encerramento, o encontro foi voltado para a temática Percepções e Consciência. Ao todo foram seis encontros com gerentes e diretores.

“Finalizamos essa jornada de desenvolvimento socioemocional para os líderes da EMSERH. Foram sete meses de desenvolvimento contínuo onde pudemos trabalhar diversas competências socioemocionais. Temos a pretensão ainda de expandir esse trabalho para toda Rede EMSERH, fazer com que a gente leve essa mensagem de integração, conexão, e especialmente, cuidar das emoções”, relatou a psicóloga Yram Miranda.

Eduardo Ericeira