O Instituto Oswaldo Cruz-Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (IOC/Lacen-MA), laboratório de referência da Secretaria de Estado da Saúde (SES), conquistou duas certificações com vigência para o ano de 2025.
Pelo segundo ano consecutivo, o IOC/Lacen-MA conquistou o selo de excelência em qualidade pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). O laboratório também alcançou um desempenho satisfatório de excelência técnica no Programa de Ensaio de Proficiência pelo método de sorologia promovido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Com estas certificações, o laboratório de referência da SES comprova o esforço contínuo para garantir a qualidade dos serviços prestados à população.
“Os dois certificados dizem respeito ao controle de qualidade analítico que são realizados no IOC/Lacen-MA. Isso mostra uma confiabilidade nas análises que estão sendo realizadas e nos resultados que são liberados. Com isso a gente consegue ter um controle de qualidade que comprova que as nossas análises têm qualidade no seu resultado. Isso gera confiabilidade e uma melhora nas estratégias de controle e prevenção de doenças em nosso estado”, disse o diretor geral do IOC/Lacen-MA, Lidio Lima Neto.
O Programa de Ensaio de Proficiência – Fundação de Ensino de Desenvolvimento de Pesquisa (PEP-Funed) é uma iniciativa de excelência que visa assegurar a precisão e confiabilidade dos resultados laboratoriais por meio de avaliações periódicas nas mais diversas áreas de diagnóstico. O programa apoia laboratórios interessados em aprimorar seus processos e em demonstrar excelência técnica em seus serviços. A certificação só é concedida a laboratórios que obtêm desempenho satisfatório, destacando-se com 100% de concordância nas avaliações de todas as rodadas dos Ensaios Sorológicos.
O reconhecimento obtido pelo IOC/Lacen-MA é fundamental para o aprimoramento contínuo dos serviços de saúde pública no estado do Maranhão, especialmente nas áreas de diagnóstico e monitoramento das seguintes doenças: Leishmaniose Visceral Humana, Leishmaniose Visceral Canina, Leptospirose, HIV, Dengue IgM e Chikungunya IgM.
O Controle Externo da Qualidade é um elemento importante para a qualidade e exatidão dos laudos laboratoriais. O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) avalia, anualmente, por meio de testes de proficiência, mais de 5.700 laboratórios brasileiros e cerca de 130 instituições de 11 países da América Latina e Europa.
Eduardo Ericeira