A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, concluiu nesta quinta-feira (8) a primeira oficina de implementação de ações do programa Acolhe SUS na UPA Itaqui-Bacanga, em São Luís. A unidade é a primeira do Maranhão a receber o projeto de qualificação voltado para a melhoria da qualidade do atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde.
O treinamento durou dois dias e foi ministrado por Ailana Rodrigues Lira, consultora técnica do Grupo Geral da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde (GGPNH). A capacitação é uma das etapas de implantação do projeto “Acolhe SUS, Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das portas de entrada do SUS”, iniciativa desenvolvida em todo o país para aprimorar a gestão e qualidade dos serviços prestados ao cidadão nas unidades de saúde. No Maranhão, a UPA Itaqui-Bacanga, na capital, foi selecionada como unidade-referência para implantação das ações do projeto.
O trabalho foi iniciado em janeiro deste ano com a realização de um diagnóstico completo dos procedimentos e processos operacionais executados na rotina da UPA Itaqui-Bacanga. Com base no diagnóstico foi traçado um Plano de Ação a ser desenvolvido até o fim de 2019. Ao longo desse período, a UPA terá acompanhamento sistemático do Ministério da Saúde, a fim de qualificar o modelo de gestão e aprimorar, por meio de oficinas técnicas, os serviços de atenção à saúde prestados ao usuário.
Humanização no atendimento
“A implantação do Acolhe SUS na UPA Itaqui Bacanga irá fortalecer o trabalho de melhoria desenvolvido pela EMSERH na Unidade”, destaca a gerente de Qualidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, Ana Carolina Marques. “As oficinas técnicas oferecidas pelo programa vão proporcionar maior capacitação às equipes de saúde, garantindo um atendimento mais humanizado e resolutivo ao usuário que busca a unidade”, reforça Carolina Marques.
“Em parceria com o Ministério da Saúde estamos aprimorando a qualidade do atendimento oferecido pela UPA Itaqui-Bacanga, uma das unidades de Urgência/Emergência mais procuradas na capital. Nosso objetivo é criar um padrão de procedimentos que sirva de referência e possa ser adotado posteriormente nas demais unidades da rede saúde estadual”, finaliza o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, Vanderley Ramos.
Fonte: Comunicação e Marketing/EMSERH
Daucyana Castro