4 de agosto de 2017

Vice–governador participa de Fórum de Governadores Brasil Central

Vice-governador, Carlos Brandão, entre os demais participantes do fórum. Foto: Divulgação

O vice-governador Carlos Brandão está representado o Governo do Maranhão no Fórum de Governadores Brasil Central, que começou na quinta-feira (3) e termina nesta sexta-feira (4), em Campo Grande (MS).  Foram dois dias de troca de experiências com discussões relacionadas ao desenvolvimento dos estados integrantes do Consórcio Brasil Central, formado pelos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Rondônia e Maranhão.

Entre as propostas que estão sendo discutidas no Fórum está o projeto para a compra compartilhada de medicamentos de atenção básica entre os estados, como forma diminuir o preço dos produtos. Outro ponto da pauta é a criação de um mercado comum, que visa a unificação das alíquotas fiscais. Ainda dentro da proposta de mercado comum, a intenção é que sejam elencados produtos complementares de cada estado para formar um bloco de incentivo às exportações.  “A gente precisa ter essa pauta positiva para crescimento dos estados”, defendeu o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, nesta sexta-feira (4).

O objetivo do Fórum é criar uma agenda de desenvolvimento sustentável dos estados. “Saiu dessa reunião satisfeito, pois os assuntos pautados são de grande importância para o Maranhão e para os estados que fazem parte do Brasil Central”, afirmou Carlos Brandão.

Maranhão no Consórcio Brasil Central

O Maranhão recebeu o convite para integrar o Consórcio durante o Fórum realizado na cidade de Bonito (MS) no dia 18 de agosto de 2016, que teve a presença do governador Flávio Dino. O processo de formalização da adesão do estado ocorreu na segunda reunião do Fórum de Governadores Brasil Central, realizada no dia 7 de abril de 2017, em Cuiabá, quando o governador Flávio Dino manifestou interesse pela adesão do Maranhão ao Consórcio. Com o ingresso do Maranhão, a região do consórcio apresenta a representatividade de, aproximadamente, 29% do território nacional com 875 dos 5.570 municípios brasileiros e quase 27 milhões de habitantes.

Powered by WPeMatico

Daucyana Castro