12 de janeiro de 2023

UTI e serviço de neurocirurgia do Hospital Regional de Barreirinhas completam dois anos

Referência no atendimento na Região dos Lençóis Maranhenses, a UTI do Hospital Regional de Barreirinhas e o serviço de neurocirurgia da unidade completaram, em janeiro, dois anos de funcionamento beneficiando a população e diminuindo a distância percorrida para atendimento especializado. Só no último ano, 246 pacientes foram atendidos na UTI da unidade que pertence à rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e 129 procedimentos em neurocirurgia foram realizados.

De acordo com o diretor administrativo do Hospital Regional de Barreirinhas, Adler Gomes, o início do funcionamento desses serviços, em janeiro de 2021, fez com que o número de transferências de pacientes da Região dos Lençóis para outras unidades de saúde diminuísse consideravelmente. “Nós conseguimos dar mais soluções aos casos graves na nossa própria unidade, com isso, tivemos uma melhor resolutividade das ações da saúde. Beneficiando, em primeiro lugar, a população”, informou.

O gestor enfatizou que a unidade se tornou referência para serviços de neurocirurgia na região. “Nos casos de traumas nas regiões de dunas, o paciente tinha que ser deslocado, grande parte das vezes por via aérea para a capital ou outras unidades de maior complexidade, e agora, com esse serviço, resolvemos esses casos no próprio Hospital Regional de Barreirinhas, além de conseguirmos nos tornar referência para alguns procedimentos como cirurgia de aneurisma cerebral”, observou o diretor Adler Gomes.

A ampliação da unidade, que compõe a rede estadual atendendo urgência e emergência, reforçou a assistência em saúde nas Regionais de Saúde de Rosário e Chapadinha, contemplando 22 municípios: Barreirinhas, Chapadinha, São Bernardo, Araioses, Água Doce do Maranhão, Axixá, Anapurus, Belágua, Bacabeira, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Icatu, Morros, Primeira Cruz, Paulino Neves, Presidente Juscelino, Rosário, Santo Amaro do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, Tutóia e Urbano Santos.

A marisqueira Maria da Conceição Silva, de 69 anos, é moradora da cidade de Humberto de Campos e foi a primeira paciente da unidade a passar por uma microcirurgia vascular intracraniana para o tratamento de um aneurisma cerebral. A filha dela, Lívia Silva, conta que, no dia 7 de dezembro de 2022, a mãe teve um desmaio e logo em seguida foi levada para o Hospital Regional de Barreirinhas, onde foi diagnosticada com um aneurisma.

“A gente vê que o governo do Estado segue ampliando os serviços na unidade. Eu só tenho a agradecer a toda a equipa médica que tanto se doou. Minha mãe continua internada, está se recuperando e segue fazendo o acompanhamento com a equipe de neurologistas do Hospital Regional de Barreirinhas”, comentou Lívia Silva.

Estrutura

Além dos 10 leitos de UTI e dois de isolamento, o Hospital Regional de Barreirinhas conta ainda com 52 leitos clínicos, 6 leitos de pré-parto e 2 de estabilização de emergência, além do Centro Cirúrgico com duas salas. A unidade também conta com as especialidades de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Cardiologia e Obstetrícia.

No Hospital Regional de Barreirinhas, também são realizadas cirurgias eletivas de média complexidade como cirurgias de pele, tecido subcutâneo, mucosa, alguns casos de traumatologia, abdômen, hérnia e apêndice.

Eduardo Ericeira