30 de agosto de 2021

UPA Parque Vitória completa 10 anos de funcionamento

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Vitória completou 10 anos de funcionamento. A unidade de saúde, que compõe a rede de Estado da Saúde e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, foi inaugurada no dia 29 de agosto de 2011 e neste último ano atendeu mais de 56 mil pacientes. Para celebrar a data, foi realizada uma comemoração com funcionários e pacientes.

O secretário de Estado da Saúde em sua fala pediu uma salva de palmas a todos os funcionários pela incansável luta no último ano e agradeceu todos os esforços dispensados no atendimento à população.

“Já temos quase 1 milhão e meio de pessoas já imunizadas com as duas doses com a vacina do coronavírus, e em alguns meses teremos a pandemia controlada. Pelo cuidado, atenção e dedicação de vocês. Nem em duas, três ou quatro vidas será o suficiente para agradecer o que todos esses profissionais fizeram pela nossa população. Obrigado de verdade”, disse Carlos Lula.

A comemoração contou também com a presença do presidente da EMSERH Marcos Grande. “Gostaria de agradecer o trabalho diário, comprometido e sensível dos funcionários da UPA Parque Vitória. Falo como cidadão maranhense. Hoje temos uma grande rede de urgência e emergência no Estado em fase de aprimoramento. E a UPA do Parque Vitória é um exemplo disso. Sempre podemos melhorar, principalmente para aqueles que mais precisam”, disse.

“É de grande valia esse momento que estamos vivendo. São 10 anos de dedicação, trabalho e empenho das equipes. Por dia, passam por aqui cerca de 600 pessoas. Em um ano, de agosto do ano passado até agosto deste ano foram 56.854 pessoas atendidas. Dentro dessa região, a nossa UPA é referência pela qualidade do atendimento e pela forma humanizada que os pacientes são atendidos”, explicou o diretor administrativo da UPA Parque Vitória, Júnior Carvalho.

Na oportunidade, a aposentada Maria da Conceição Barros, de 78 anos, havia acabado de ser atendida na unidade e teceu elogios ao atendimento.

“Se eu não tivesse sido bem recebida, bem tratada, eu falaria. Mas eu fui muito bem atendida. O clima aqui é agradável, climatizado, o atendimento não demorou. Vim pela 1ª vez. Me deram boas recomendações daqui. Só posso dizer para conservarem este ambiente”, elogiou a aposentada.

Outra paciente que também reconheceu o bom atendimento foi a empregada doméstica Maria Sandra, 39 anos de idade. Com suspeitas de Covid-19, ela foi atendida na unidade, teve o diagnóstico confirmado e foi medicada.

“Eu moro aqui perto e pra mim se torna melhor questão de localização. Aqui é bom e toda vez que eu venho aqui, sou bem atendida graças a Deus. Hoje, eu precisei novamente e já fui atendida. Eu testei positivo pra Covid 19. Estava sentindo algumas coisas. Já fiz exames e medicações”, explicou a doméstica.

Maria Sandra elogiou o atendimento na UPA

A UPA do Parque Vitória é uma Unidade de Pronto Atendimento Porte 2, com capacidade diária de atendimento de até 250 pessoas, com especialidades como clínica médica, pediatria e urgência / emergência.

Em maio deste ano, o Governo do Estado do Maranhão entregou aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a reforma da recepção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Parque Vitória. A unidade teve sua recepção ampliada e reformada para melhoria no fluxo de atendimento.

A rede pública estadual de saúde mantém seis unidades de Pronto Atendimento (UPA) na Grande Ilha – UPA Itaqui Bacanga, UPA Parque Vitória, UPA Aracagy, UPA Cidade Operária, UPA Vinhais e UPA Paço do Lumiar.