29 de janeiro de 2019

UPA e CEM da Cidade Operária realizam blitz educativa sobre Hanseníase

Profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Operária e do Centro de Especialidades Médicas (CEM), vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde, realizaram nesta segunda( 28) ação educativa de conscientização sobre a Hanseníase.  A blitz educativa percorreu a feira livre da Cidade Operária e áreas de tráfego intenso de veículos com orientações sobre diagnóstico precoce, sintomas e onde tratar a doença.

“Não tinha entendimento sobre a doença hanseníase, só ouvi falar sem ter uma certeza sobre formas de contaminação, qual médico procurar, tinha muitas dúvidas. Com a blitz pude me inteirar do assunto. Uma boa oportunidade para adquirir informações e repassar para minha comunidade da igreja”, disse Conceição Alves, que passava pela feira na hora da blitz.

A diretora administrativa da UPA, Sílvia Helena Soeiro, detalha que a blitz faz parte da programação da unidade dedicada ao mês Janeiro Roxo, campanha focada na prevenção e combate a Hanseníase. “Na semana passada realizamos palestras com a dermatologista da unidade e hoje, a blitz de caráter educativo para a comunidade e comércio da região. Não podemos deixar de informar a população sobre esta doença que diagnosticada precocemente tem cura”, ressaltou.

Márcia Geane elogiou a iniciativa do governo em realizar a ação em uma área movimentada. (Foto: Vitor Jordan)

Antonio Carlos parou no sinal e ao receber o panfleto elogiou a iniciativa da equipe profissional em orientar os motoristas acerca da doença. “Apesar de ser rápido o tempo em que ficamos parados no sinal, é o suficiente para pegar o informativo e ler em casa com calma. Peguei dois e vou levar o outro para meu irmão que estava com algumas manchas no corpo”.

A dona de casa Márcia Geane dos Santos agradeceu a iniciativa da UPA em realizar a atividade em um local movimentado. “Na feira passa muita gente e quanto mais informação da doença circular, melhor será divulgada a forma de combate. Percebo que o governo sempre faz ações como esta que chamam atenção da população”, pontuou.

Fonte: SES

Daucyana Castro