30 de junho de 2016

UPA de Coroatá recebe Requalificação do Ministério da Saúde

A Unidade de Pronto Atendimento de Coroatá passou por avaliação do Ministério da Saúde no último dia 22. A vistoria para requalificação junto ao Ministério acontece a cada dois anos e tem por objetivo avaliar o uso e a manutenção dos repasses de recursos para a unidade.

Na vistoria, foram considerados a comprovação da cobertura do SAMU 192, do desenvolvimento de atividades de educação permanente, da cobertura da Atenção Básica à Saúde de no mínimo, 50% da  população do município,  da padronização visual da unidade de acordo com a Portaria nº 2.838/GM/MS, de 2011, a apresentação da grade de referência e contra referência instituída nas Centrais de Regulação, a implantação de protocolos de atendimento clínico, de classificação de risco e de procedimentos administrativos;  o relatório de Agravos de Notificação Compulsória, conforme regras definidas pelo Ministério da Saúde, o atestado de conformidade do serviço prestado pela UPA 24h em relação às normas sanitárias vigentes; e ainda o Plano de Ação Regional de Atenção Integral às Urgências.

De acordo com Francimar Sousa, diretor administrativo da UPA de Coroatá, a Requalificação do Ministério da Saúde é reflexo da dedicação dos profissionais que atuam na unidade em oferecer saúde de qualidade para todos. “Sem dúvidas, é um momento de grande satisfação saber que o nosso trabalho está sendo bem avaliado não só pelos nossos usuários, mais também pelo Ministério da Saúde, e que esta Requalificação significa um grande passo na busca constante da melhoria dos nossos serviços prestados”, disse o diretor.

Única unidade de urgência e emergência da cidade, a Upa de Coroatá atende cerca de 63 mil habitantes e até maio de 2016 já realizou mais de 100 mil atendimentos nas áreas de urgência, consulta médica especializada e atendimento médico.

As UPAs do Maranhão passam por um processo de adequação e melhoria das instalações realizado pela equipe de Gestão de Qualidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, Emserh. De acordo com a presidente da Emserh, Dra. Ianik Leal, a melhoria na oferta de serviços de saúde para a população tem sido foco no plano de trabalho da empresa. “Estamos investindo num processo de melhoria das unidades de saúde administradas pela Emserh. Isso inclui algumas reformas em infraestrutrura, mas principalmente atualização de pessoal. As equipes das unidades passam por treinamentos para a implementação de protocolos de rotina e o objetivo disso tudo é tornar a saúde mais humanizada e elevar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados”, explicou a presidente.