11 de junho de 2021

UPA Araçagy tem nova recepção entregue à população após reforma e ampliação

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

O Governo do Estado do Maranhão concluiu e entregou, nesta sexta-feira (11), aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a reforma e ampliação da recepção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Araçagy. As obras vão garantir melhoria no fluxo de atendimento.

“A gente está estruturando as nossas UPAs, melhorando o atendimento, o cuidado com esse paciente. A gente já tinha feito isso na Vila Luizão, no Itaqui-Bacanga, no Vinhais e agora no Araçagy. Tá faltando somente a UPA da Cidade Operária. E aí a gente parte para a reforma das nossas UPAs no interior do estado. Pode parecer somente uma reforma física, mas é uma reforma na percepção de cuidados, de atendimento e de qualidade e a gente sabe que melhora bastante com essas reformas que estamos fazendo nas UPAs da capital”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande, explicou que a reforma faz parte de um projeto do Governo do Estado de qualificação e melhora das portas de entradas da rede pública de saúde. “Essa já é a 4ª UPA que passa por intervenção em São Luís e o objetivo é fazer com que esse trabalho reflita na assistência, dando melhor comodidade para os profissionais e para as pessoas que estão usando o serviço”, frisou Marcos Grande.

O diretor administrativo da UPA Araçagy, Adilson Maia, pontuou as melhorias que estão sendo realizadas. “A entrega dessa obra só trouxe melhorias para o atendimento da população que nos procura. Trouxe mais conforto e acolhimento, com a recepção ampliada, bem climatizada, com a sala da triagem sendo o primeiro contato com o paciente. Enfim, novas instalações para atender melhor a população”, destacou o gestor.

A moradora do bairro Jota Câmara, Talita Bezerra, veio à unidade de saúde em busca de atendimento por suspeita de covid e fez raio-x e tomografia. Aguardando os resultados, ela elogiou o atendimento e o novo espaço. “É a segunda vez que eu venho aqui e tá bem melhor agora. Nada do que reclamar. Fui bem atendida também. Há dias estou com dor de cabeça e dores nas costas e já fiz os exames”, disse a dona de casa.

A rede pública estadual de saúde mantém seis unidades de Pronto Atendimento (UPA) na Grande Ilha – UPA Itaqui Bacanga, UPA Parque Vitória, UPA Aracagy, UPA Cidade Operária, UPA Vinhais e UPA Paço do Lumiar. Para manter a qualidade na estrutura e serviços, as unidades recebem permanentemente serviços ou obras de melhorias.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

Daucyana Castro