26 de fevereiro de 2019

Unidades de saúde estaduais fazem programação carnavalesca com foco na prevenção e bem-estar

Unidades de saúde ligadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES), em São Luís e no interior do estado, farão, no período pré-carnavalesco, ações educativas e de integração para alertar os foliões, pacientes e acompanhantes sobre a importância de cuidar da saúde nos 365 dias do ano. Além disso, bailinhos para pessoas em tratamento promovem momentos lúdicos e de diversão.

“Nossas ações buscam relembrar que é possível se divertir sem comprometer seu bem-estar e sem se expor a doenças. Afinal, o Carnaval passa, mas a vida tem que continuar. Outro objetivo é levar diversão e tratamento humanizado àqueles que estão usando alguns dos serviços do SUS. Isso é humanização do Sistema Único de Saúde”, destaca o secretário de estado da Saúde, Carlos Lula.

Um dos focos das ações é pelo uso do preservativo como forma de evitar contrair alguma das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

Em São Luís, o Hospital Carlos Macieira (HCM), a Maternidade Benedito Leite e o Hospital Presidente Vargas, por exemplo, terão programações. Um dos destaques é o Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho d’Água que fará, de segunda (25) a sexta-feira (1º), oficina de confecção de máscaras e ações educativas em saúde. Os bailinhos infantil e adulto do centro acontecem na manhã da quarta-feira (27).

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) realiza, até a quinta-feira (28), a campanha de carnaval Solidariedade é a Nossa Festa! para aumentar as doações de sangue, que no período carnavalesco caem consideravelmente.

Já no interior do estado, as ações da SES acontecem nas UPA de Coroatá e de Imperatriz; nos hospitais regionais Alarico Pacheco, em Timon, de Grajaú, de Chapadinha; e no Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá, entre outras.

Segunda-feira (25)
10h40 – Banda da PM toca marchinhas de carnaval para pacientes

UPA de Coroatá
Horário a definir – Palestras de sensibilização para uso de preservativos e para doação de sangue

Terça-feira (26)
Hospital Regional Alarico Pacheco, em Timon
9h – Realização de testes rápidos e entrega de informativos no ambulatório
11h – Palestra ISTs/Aids, no auditório

Hospital Carlos Macieira
9h – Roda de conversa sobre prevenção de ISTs/HIV, câncer de pênis, informações nutricionais com pacientes, acompanhantes e profissionais. Um stand será montado na recepção para entrega de kits de prevenção

UPA de Imperatriz
Panfletagem para incentivo à doação de sangue

Quarta-feira (27)
Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho d’Água (CER Olho d’Água)
8h30 – Baile infantil com desfile de fantasia
9h – Baile dos idosos

Maternidade Benedito Leite
8h às 18h – Posto de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea com equipes do Hemomar

10h – Bloquinho do HCM distribui kits de prevenção com bandinha nos setores

UPA de CoroatáPalestras de sensibilização para uso de preservativos e para doação de sangue

UPA de Imperatriz
Distribuição de preservativos na unidade e palestras sobre importância da prevenção.

Hospital Presidente Vargas
9h30 – Bailinho do Grupo Adesão com participação da Bateria da Turma do Quinto

Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá
15h – Palestra sobre a importância da hidratação e de uma alimentação balanceada