25 de janeiro de 2023

Unidades da rede estadual de saúde promovem ações voltadas para a Saúde Mental

Unidades da rede estadual de saúde seguem promovendo ações alusivas à campanha Janeiro Branco, que foca nos cuidados com a saúde mental. Nesta semana, entre as unidades que desenvolveram as atividades estiveram os hospitais regionais de Coroatá e de Morros e a Policlínica de Matões. A programação envolveu profissionais, pacientes e acompanhantes e incluiu dinâmicas, sessões de cinema, palestras educativas e música nos leitos dos pacientes internados.

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe, destaca a importância da realização de ações que valorizem a saúde da mente. “A ideia é proporcionar um espaço de fala e escuta, tendo em vista a necessidade do bem-estar mental e emocional de todos os nossos colaboradores, pacientes e seus acompanhantes. São palestras e abordagens nos horários de visitas, momentos de escuta qualificada com os colaboradores, dinâmicas nas enfermarias para os pacientes e acompanhantes”, frisou.

A programação no Hospital Macrorregional de Coroatá contou com a realização de uma dinâmica na unidade de saúde voltada para o público em geral, pacientes, familiares e colaboradores que prestam serviço na unidade de saúde. A atividade levantou questões relacionadas à saúde mental, por meio do resgate de lembranças de 2022 e os desejos para 2023.

Também foi realizado um quiz sobre Saúde Mental com acompanhantes de pacientes internados na UTI Adulto 1 e 2. Ainda neste mês de campanha relacionada à Saúde Mental, estão sendo exibidas sessões de cinema com as mães internadas na UTI Neonatal. Toda a programação foi elaborada por uma equipe de psicólogos.

“O Hospital Macrorregional de Coroatá entende que priorizar a saúde mental dos colaboradores, pacientes, assim como as famílias dos usuários da unidade é uma forma de humanizar o atendimento prestado pelo SUS”, ressaltou a diretora administrativa do Hospital Macrorregional de Coroatá, Cleene Guimarães.

Já a equipe do Hospital Regional de Morros levou música para leitos dos pacientes internados na unidade de saúde. A atividade possibilitou um momento de relaxamento e descontração entre os pacientes e acompanhantes. A programação seguiu com uma palestra concedida por uma psicóloga sobre Saúde Mental.

“Esse tema evidencia um problema real, que gera impactos preocupantes em nossa sociedade. O objetivo é promover o conhecimento e a importância da prevenção ao adoecimento emocional”, reforçou Ana Lídia Rabelo Lima Santos, diretora administrativa do Hospital Regional de Morros.

Houve programação também na Policlínica de Matões com palestras educativas para todos os colaboradores com o tema: ‘A vida pede equilíbrio’. Também foram realizadas dinâmicas como forma de promover a integração entre os colaboradores que prestam serviço na unidade.