27 de janeiro de 2020

Travessia Saúde faz as primeiras viagens levando pacientes para Policlínica de Matões do Norte

Elizabete Protásio Nascimento foi transportada pelo Travessia Saúde na quinta

O Travessia Saúde, que oferta transporte gratuito para deslocamento dos usuários do Serviço Único de Saúde (SUS) de 14 municípios para a Policlínica de Matões do Norte, realizou as primeiras viagens na quinta-feira (23), com três rotas, que passaram pelos municípios de Vitória do Mearim, Arari, Pirapemas, Cantanhede e Matões do Norte. 

Estratégia articulada entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), o serviço garante acessibilidade à unidade, gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). 

“O efeito na nossa unidade será diminuir o índice de absenteísmo [falta]. Muitos pacientes deixam de vir porque não têm condições de pagar passagens. Alguns vêm consultar e precisam de exames, mas não estão em jejum, precisando voltar no dia seguinte, e acabam faltando. Nosso retorno hoje foi muito positivo”, afirmou a supervisora administrativa da Policlínica de Matões do Norte, Samya Sousa. 

Serviço Travessia Saúde, oferecido pela SES e MOB

Moradora de Cantanhede, a lavradora Elizabete Protásio Nascimento foi uma das pacientes transportada nesta quinta. Uma grande alegria para ela, que precisou viajar os cerca de 30 km entre as duas cidades. “O serviço é maravilhoso. Nem todo dia se tem dinheiro para comprar passagem. Eu mesma estava preocupada. Já aconteceu de precisar fazer um procedimento em Miranda e ter de pedir dinheiro emprestado. A van é confortável e o motorista trata bem”, contou. 

Nesta sexta-feira (24), as rotas passaram por Vargem Grande, Itapecuru, Miranda do Norte e Matões do Norte. 

Travessia Saúde

O novo serviço serve à regional de saúde de Itapecuru-Mirim, formada por Anajatuba, Arari, Belágua, Cantanhede, Itapecuru-Mirim, Matões, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Vargem Grande e Vitória do Mearim. 

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h, em três vans com capacidade para sete pessoas e um acompanhante por paciente, e é exclusivo para atendimento de demandas por tratamento de saúde não emergencial – o usuário terá direito a uma viagem diária. 

Para usar o serviço, será preciso fazer um cadastro na Secretaria Municipal de Saúde de cada município, com o preenchimento da ficha de cadastro, cópia do RG, cópia do CPF, comprovante de residência, duas fotos 3×4, Número de Identificação Social (NIS) e comprovante de renda. 

O usuário necessitará entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde do seu município com até 72h de antecedência da data da viagem e solicitar o agendamento. A partir disso, cada município será responsável por organizar as solicitações de agendamento, preparar as rotas de viagem e repassar as informações à Policlínica de Matões do Norte, para que ela encaminhe as vans para as regiões.

Eduardo Ericeira

POSTAGENS

RECENTES


Com Avança Mais Saúde no Jardim Tropical, Governo realiza mais de mil atendimentos em São José de Ribamar

Fotos: Adeta Holanda O Programa Avança Mais Saúde deste fim de semana contemplou, mais uma vez, os moradores de São [...]

População aprova serviço de testagem para a Covid-19

Fotos: Adeta Holanda O Governo do Estado ampliou, na última semana, o público do Centro de Testagem para a Covid-19, [...]

Com redução da idade, cresce procura pela quarta dose da vacina contra a Covid-19

Fotos: Adeta Holanda No Maranhão, a quarta dose da vacina contra a Covid-19 já está sendo oferecida para quem tem [...]