11 de maio de 2020

Transparência marca gestão de unidades hospitalares da rede estadual de saúde durante pandemia

Por Poliana Ribeiro

Novos equipamentos de saúde têm sido inaugurados na rede estadual para reforçar o enfrentamento do novo coronavírus. Na tarde desta sexta-feira (8), a Clínica São José, no Centro, passou a fazer parte da estrutura montada pelo Governo do Estado para atender aos pacientes acometidos pela doença, com 35 leitos de enfermaria e três de isolamento. Já na próxima semana, está prevista a entrega do Hospital de Campanha, localizado no Multicenter Sebrae, com capacidade para 200 leitos. Apesar dos desafios, com unidades montadas emergencialmente, a gestão desses equipamentos tem sido marcada pela transparência. 

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o Governo do Estado tem conseguido, com muito trabalho, enfrentar o novo coronavírus. “Muita gente apostou que íamos entrar em colapso e que não daríamos conta. Hoje, a gente continua mostrando o resultado de um trabalho realizado com seriedade e que tem como principal objetivo salvar vidas”, disse o secretário.

Para o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande, o Governo do Estado tem feito um grande esforço para tentar aumentar sua capacidade instalada. “Esse aqui é mais um desses esforços. A Clínica São José terá uma capacidade máxima de 55 leitos, e a gente já inaugura com 35 leitos de enfermaria e três de estabilização. Tem sido um grande desafio para EMSERH, mas, com o esforço coletivo de toda a sua equipe, temos dado a resposta necessária”, destaca. 

Apesar de muitas estruturas estarem sendo montadas em tempo recorde, para Marcos Grande, transparência e seriedade têm marcado a gestão desses equipamentos. “A responsabilidade da EMSERH com os recursos públicos que tem recebido é altíssima. O que a gente tem feito é cumprir a legislação vigente. O Governo Flávio Dino é um dos mais transparentes do Brasil. Todos os gastos públicos que estão sendo feitos estão sendo publicizados nos portais de transparência, nos sites específicos das secretarias, da EMSERH. Esse é um momento que ninguém nunca viveu”, ressalta o presidente da EMSERH.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho, o momento é de esforço conjunto. “Mais uma parceria aqui, quando se soma esforços a coisa acontece em prol da população. A EMSERH vai gerir, a Secretaria de Estado da Saúde é a grande contratante e a Secretaria Municipal de Saúde, através da Prefeitura, vai fazer um convênio com o Estado e repassar o recurso para a operação dessa unidade. Então, dando as mãos para ajudar a população, todos saem ganhando”, afirma.

Eduardo Ericeira