4 de agosto de 2017

Tour Jovem Cidadão proporciona aula diferenciada sobre história e cultura para jovens de São Mateus e Cajari

Jovens de São Mateus e Cajari fizeram um passeio pela história e cultura de São Luís. Foto: Divulgação

Uma aula de história e cultura na prática. Assim pode ser definido o projeto ‘Tour Jovem Cidadão’, que nesta sexta-feira (4), teve sua 9ª edição no ano de 2017. Dessa vez, 80 jovens, estudantes de escolas públicas dos municípios de São Mateus e Cajari, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura e a história de São Luís e do Maranhão, através de um tour por vários equipamentos históricos e culturais de São Luís.

Realizado pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) em parceria com as Secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Cultura e Turismo (Sectur), do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) e gestores municipais de Juventude, o projeto tem como principal objetivo proporcionar um verdadeiro turismo educativo a alunos da rede estadual de ensino: o ‘Tour Jovem Cidadão’.

Filmes, palestras, e visitas a espaços como o Palácio dos Leões, Biblioteca Bendito Leite, além de museus e teatros, integraram o tour realizado pelos estudantes, que aproveitaram cada espaço visitado para enriquecer seus conhecimentos sobre a história e cultura de São Luís, que é considerada pelas Nações Unidas, Patrimônio Histórico da Humanidade.

A estudante Keila Carvalho, de 16 anos, diz ser apaixonada por História e destacou os conhecimentos e descobertas proporcionadas pelo tour pelos espaços visitados na capital maranhense. “Visitando cada espaço, percebi que a cultura de São Luís é formada por várias outras culturas, como a cultura lusitana, a francesa. É uma variação de cultura que ajudou a formar uma identidade própria. É fascinante descobrir isso assim de perto”, comentou.

O professor do município de Cajari, Elvivelton dos Santos, que acompanhou os jovens do seu município, destacou a importância das visitas para incrementar os conteúdos lecionados em sala de aula. “Somente a exposição em sala de aula não é suficiente, e as visitas, além de mostrar na prática, muito do que já apresentamos aos estudantes nas aulas, ainda ajudam a motivá-los a se interessar mais pelos conteúdos do currículo escolar”, ressaltou.

A secretária da Juventude, Tatiana Pereira, ressalta também o caráter educativo do ‘Tour Jovem Cidadão’. Para Tatiana, as visitas despertam nos estudantes uma relação forte entre turismo e educação, aprofundando o conhecimento sobre a história de São Luís e do Maranhão. “Cada jovem leva na sua bagagem mais conhecimento e descobertas da identidade histórico-cultural do nosso estado”, disse.

Ainda segundo a secretária, a participação de professores acompanhando os estudantes durante o tour auxilia os mesmos nas suas aulas. “Os professores que acompanham os jovens durante o ‘Tour Jovem Cidadão’, utilizam as visitas para mostrar na prática o que eles apresentam em sala de aula e, ao mesmo tempo, levam novos conhecimentos adquiridos para serem aprofundados na volta às escolas”, explicou.

Roteiro

A edição do ‘Tour Jovem Cidadão’ São Mateus e Cajari teve início às 9h no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande), onde os estudantes participaram de uma palestra sobre os aspectos culturais e turísticos da capital maranhense e assistiram a um filme sobre a história e cultura de São Luís e do Maranhão. Depois desse momento inicial, o grupo iniciou o roteiro de visitas pelo Palácio dos Leões, onde tiveram acesso a um rico acervo cultural, com relíquias da história política do estado. A segunda visita foi à Biblioteca Benedito Leite, local onde conheceram o grande acervo bibliográfico do espaço, com informações sobre técnicas de catalogação e conservação das obras mais antigas, dentre outros conhecimentos referentes ao mundo literário.

No período da tarde, os jovens visitaram ainda outros espaços: como a Casa do Maranhão e a Casa de Nhozinho, fizeram uma verdadeira viagem no tempo através do acervo de objetos históricos que os dois equipamentos guardam. Já no Centro de Pesquisa e Arqueologia e no Museu de Arte Sacra, os estudantes ficaram encantados com a riqueza cultural e histórica contida em cada espaço. A quarta edição do ‘Tour Jovem Cidadão’ 2017 foi finalizada com uma visita à bela vista proporcionada no Espigão Costeiro, na Ponta D’Areia.