4 de maio de 2023

Sociedade Brasileira de Queimaduras ressalta inauguração da UTQ no Hospital da Ilha

“O Estado do Maranhão fará a assistência adequada e integral aos pacientes vítimas de queimaduras e também às suas sequelas, a partir desta unidade, um equipamento de saúde devidamente estruturado para cuidar do paciente do início até o final do tratamento, para dar a devida assistência, composto de uma equipe multiprofissional preparada para receber, acolher e auxiliar as vítimas de queimadura. Isto é uma conquista do povo maranhense”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, capítulo Maranhão, Antônio Moreira, sobre a inauguração da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), realizada na última terça (2) no Hospital da Ilha, com a presença de diversas autoridades.

A UTQ vai funcionar, neste primeiro momento, com 19 leitos, sendo seis pediátricos e 13 adultos, dentre eles, dois de estabilização. A unidade funcionará 24 horas por dia, como retaguarda para pacientes oriundos dos serviços de emergência, direcionados por meio da Central de Regulação de Leitos, conforme aponta o protocolo de acesso estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“No Hospital da Ilha temos toda a estrutura necessária, equipe médica especializada, além das terapias mais avançadas na Unidade de Tratamento de Queimados. É um grande avanço na rede de saúde no nosso Estado. A inauguração da UTQ nos torna referência para os Estados vizinhos, pois vamos poder ajudar aos outros estados da Federação”, pontuou o secretário de estado da Saúde, Tiago Fernandes.

A UTQ conta com uma Câmara Hiperbárica, que tem como principal benefício para o paciente a aceleração da cicatrização, evitando infecções e atrofias musculares. No espaço o tratamento a pacientes queimados ainda pode ser realizado com uma Sala de Cinesioterapia, que ofertará um conjunto de exercícios terapêuticos para auxiliar na reabilitação e na melhora de regiões comprometidas do corpo, além de uma Sala de Balneoterapia, onde serão realizados banhos e trocas de curativos de forma segura e confortável para os pacientes.

“Trata-se de um marco histórico para o Maranhão. Esta é uma Unidade de Tratamento de Queimados completa, que vai contar com serviços adicionais, como de recuperação de mobilidade, atendimento primário, cirurgia plástica, com o funcionamento da câmara hiperbárica. De modo que a saúde do Maranhão, contando com a sensibilidade do governo, dá mais um salto de qualidade na saúde do Estado”, ressaltou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe.

A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) é a primeira do Maranhão e a única da rede pública do Estado, o que o torna referência para a população maranhense. “A UTQ tem um serviço especializado para o atendimento de queimados no Estado, referência no Nordeste. É um grande avanço em uma unidade 100% pública do SUS”, reforçou o diretor clínico do Hospital da Ilha, Dimitrius Garbis.

Eduardo Ericeira