10 de setembro de 2020

SETEMBRO AMARELO: Hospital Genésio Rêgo realiza bate-papo sobre depressão e suicídio

O Hospital Genésio Rêgo organizou um bate-papo, na quarta-feira (9), véspera do Dia Mundial do Combate ao Suicídio, entre seus profissionais para debater o tema. Parte da programação do Setembro Amarelo, campanha que trata sobre a prevenção do suicídio e conscientização sobre depressão, a ação foi conduzida pelo técnico de Segurança do Trabalho, Thiago Algarves e a enfermeira Katiane Souza.

“O Setembro Amarelo é o mês que marca no calendário da saúde o combate ao suicídio, que hoje é visto como problema de saúde pública. Os integrantes do Núcleo de Educação Permanente (NEP) trouxeram o debate para os nossos colaboradores e pacientes, o que é de extrema importância para aprofundar o conhecimento de todos a respeito de um assunto tão sério”, pontuou a diretora administrativa do Hospital Genésio Rêgo, Alyne Almeida.

Além do técnico de Segurança do Trabalho, Thiago Algarves, e da enfermeira, Katiane Souza, a psicóloga Alexsandra Safadi também faz parte do Núcleo de Educação Permanente.

“São temas que muitas vezes são tratados como tabu. Atividades como esta que realizamos na unidade ajudam justamente a quebrar esses tabus. Com uma linguagem simples e didática os profissionais do NEP chamaram a atenção para a importância de se reconhecer uma pessoa com traços de depressão e levantar a questão das relações durante a pandemia, bem como o ensinamento que o distanciamento social trouxe de bom e ruim das pessoas”, explicou a diretora Alyne Almeida.

Foi neste clima, focando no diálogo com base na reflexão, que o Setembro Amarelo foi lembrado na unidade gerida pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Eduardo Ericeira