5 de maio de 2023

SES realiza encontro estadual para padronização dos indicadores assistenciais de nutrição hospitalar

Fotos: Francildo Falcão

Por Emmanuel Lopes

A nutrição hospitalar possui um papel de grande importância dentro das instituições de saúde. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde (SAAS) em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), realizou o 1º Encontro de Nutricionistas da Rede Hospitalar do Maranhão, quinta-feira (4), no auditório da SES, em São Luís. O encontro apresentou e implementou os indicadores de qualidade que serão utilizados na gestão e monitoramento da assistência nutricional das unidades hospitalares.

“A proposta do evento é mostrar que é possível fazer nutrição com qualidade e de forma padronizada. Por essa razão, estamos trabalhando indicadores que irão direcionar as nossas atividades no cotidiano das unidades. Reunindo com colegas de várias unidades da rede estadual, durante este primeiro encontro, estaremos proporcionando a todos os profissionais uma troca de experiências exitosa”, ressaltou a coordenadora da Nutrição da SAAS/SES, Raimunda Cardoso.  

Os indicadores de qualidade em terapia nutricional são de extrema relevância no tratamento e no prognóstico de várias doenças clínicas e cirúrgicas dos pacientes, eles servem para nortear o serviço de nutrição e dietética que vão impactar diretamente na saúde do hospitalizado dentro das unidades. 

“A partir da análise dos dados obtidos, vamos conseguir monitorar, avaliar e controlar os nossos serviços de nutrição dentro da rede. E com os resultados, saberemos onde encontram-se os gargalos, de que forma é possível fazer os ajustes, melhorando o serviço e o tornando mais eficiente. Consequentemente, dessa forma, alcançar a satisfação do nosso usuário do serviço de saúde”, afirmou a nutricionista e especialista da qualidade da EMSERH, Thamyris Lopes.  

Na ocasião, foram apresentados a todos os profissionais que estiveram no evento, modelos de monitoramento dos indicadores assistenciais implantados no Hospital Dr. Carlos Macieira (Instituto ACQUA), Hospital do Câncer do Maranhão (ABEAS) e Hospital Geral da Vila Luizão (EMSERH).  

Para Paulo Moreira, supervisor de Nutrição do Hospital Geral da Vila Luizão, o primeiro encontro foi pensado em uma forma de levar à pratica clínica para toda rede estadual de saúde.

“Com a padronização, que são informações do nosso dia a dia, vamos pegar esses dados para melhorar a assistência do paciente. Ao pegar os parâmetros da literatura médica e aliar esse conhecimento aos números, saberemos a melhor maneira de traçar uma terapia nutricional mais efetiva através dos indicadores de qualidade”, disse. Com a padronização dos indicadores, as unidades passam a oferecer um serviço mais eficiente, o que traz mais satisfação para o usuário do serviço de saúde pública do Estado do Maranhão.

Daucyana Castro