18 de maio de 2023

SES promove ciclo de palestras sobre Malária no Instituto Oswaldo Cruz/Lacen

O Instituto Oswaldo Cruz Laboratório Central do Maranhão (IOC/Lacen-MA) realizou, nesta quinta-feira (18), a palestra ‘Malária: vigilância, prevenção e controle’. A ação integra as celebrações dos 104 anos do Lacen, onde acontece, até o dia 29 de maio, um ciclo de palestras sobre temáticas de doenças em evidência e que são analisadas pelo Laboratório Central do Maranhão.  

A explanação da temática ‘Malária: vigilância, prevenção e controle’ ocorreu pela encarregada do setor de Endemias do IOC Lacen, Orzinete Rodrigues Soares. “A doença é transmitida através da picada da fêmea do mosquito e infectada por uma ou mais espécies de protozoário do gênero Plasmodium”, reiterou a palestrante sobre o método de contaminação da doença.

A encarregada da rede de laboratórios e farmacêutica, Lécia Cosme, explicou sobre a importância de trazer a temática para o debate com os profissionais da saúde. “O tema malária foi escolhido porque temos áreas suscetíveis à doença no nosso estado, associado à importância do esclarecimento para os profissionais, principalmente para os de laboratórios privados, que não estão acostumados a identificar o diagnóstico dos casos da doença”, analisou.

Para a estudante do 7º período de biomedicina da Faculdade Estácio de Sá, Aldenice Oliveira, a palestra é essencial para o desenvolvimento do conteúdo, desmistificando alguns pontos. “A palestra traz a conscientização sobre as doenças tropicais e do modelo de diagnóstico. Essa é uma oportunidade de saber quais os meios de prevenção. Outro ponto fundamental é o aprofundamento na vivência dentro do laboratório”, comentou. 

Malária

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do tipo Plasmodium, transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles, também conhecido como “mosquito prego”. Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com frequência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), aumento do baço e, por vezes, delírios. 

Palestras

18/05 – Orientações sobre Coleta, Acondicionamento e Transporte de Amostras: Clínica e Ambiental
Manhã: 8h às 12h
Tarde: 13h30 às 17h30 

24/05 – Raiva Animal: Vigilância, Controle e Diagnóstico
Tarde: 13h30 às 17h30

26/05 – Arboviroses: Vigilância, Controle e Diagnóstico
Manhã: 8h às 12h
Tarde: 13h30 às 17h30 

29/05 – Meningites Viral e Bacteriana: Vigilância e Diagnóstico
Manhã: 8h às 12h
Tarde: 13h30 às 17h30

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira