14 de setembro de 2017

SES lança edital de processo seletivo para Residência Médica em 2018

Turma de residentes médicos do HCM

Turma de residentes médicos do Hospital Dr.Carlos Macieira

A Secretaria de Saúde do Maranhão(SES) e a UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) lançaram nesta quarta-feira(13) o edital do processo de seleção para os programas de Residência Médica a serem oferecidos nas unidades públicas do estado em 2018. As inscrições para o processo seletivo poderão ser feitas de hoje (14) até o dia 29 deste mês pela internet.

Para o ano que vem são oferecidas 34 vagas para Residência Médica nas áreas de Clínica Médica, Cancerologia Cirúrgica, Cirurgia Geral, Dermatologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Psiquiatria, Urologia, Obstetrícia e Ginecologia (veja box com o descritivo das vagas). Todos os cursos de Residência Médica no Maranhão são credenciados e autorizados pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM.

Poderão se inscrever, exclusivamente, médicos formados ou formandos em Medicina que estejam cursando o 12º semestre e com conclusão (colação de grau) prevista para até, no máximo, dia 23 de fevereiro de 2018, e ainda médicos formados no exterior e médicos estrangeiros (com visto regular definitivo ou permanente), com Exame REVALIDA. Para Residência Médica nas especialidades Cancerologia Cirúrgica e Urologia é exigido como pré-requisito, exclusivamente, médicos formados com dois anos de Residência Médica em Cirurgia Geral.

O edital com todas as informações e regras para o processo seletivo pode ser consultado aqui.

As provas para o seletivo de Residência Médica em 2018 serão realizadas em São Luís e Caxias no dia 19 de novembro.

Conforme estabelecem as Resoluções da CNRM, os Programas de Residência Médica têm a duração de dois ou três anos, dependendo da especialidade, em regime especial de treinamento em serviço de até 60 horas semanais.

RESIDÊNCIA MÉDICA ESTADUAL – VAGAS PARA 2018
UNIDADE RESIDÊNCIA/ESPECIALIDADE VAGAS
Hospital de Câncer (São Luís) Cancerologia Cirúrgica 02
Ortopedia e Traumatologia 01
Hospital Dr. Carlos Macieira (São Luís) Clínica Médica 05
Cirurgia Geral 09
Dermatologia 02
Urologia 01
Hospital Dr. Juvêncio Mattos (São Luís) Pediatria 05
Hospital Nina Rodrigues (São Luís) Psiquiatria 05
Hospital Dr. Everaldo Ferreira Aragão (Caxias) Clínica Médica 02
Maternidade Carmosina Coutinho (Caxias) Obstetrícia e Ginecologia 02

 

 

 

Daucyana Castro