23 de maio de 2023

SES alerta para estoques de sangue em situação crítica no Hemonúcleo de Balsas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) convoca a população para a doação voluntária de sangue. Em Balsas, os estoques de sangue no Hemonúcleo estão em níveis críticos. Nos últimos dias todos os tipos sanguíneos estão com quantidade abaixo do ideal. A unidade encaminha hemocomponentes para agências transfusionais de 16 municípios da região, entre eles Alto Parnaíba, Barra do Corda, Presidente Dutra e São João dos Patos.

Durante este mês a média de doadores ficou muito abaixo do recomendado, cerca de 40 pessoas por dia e a proximidade do mês de junho, que é um mês festivo, preocupa. “Toda temporada festiva diminui muito o número de doações, ao mesmo tempo que aumenta a necessidade de uso, sobretudo nos hospitais de urgência e emergência. No próximo mês vamos ter dois dias feriado seguidos e se os estoques continuarem assim, não vamos ter como atender toda a demanda”, explica a assistente social do Hemonúcleo de Balsas, Maria da Conceição Nunes.

O Hemonúcleo de Balsas funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h e fica localizado na Rua José Leão, s/n°, Centro, em frente à escola Luís Rego.

Critérios para doação

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e apresentar documento de identificação oficial, original e com foto. Os candidatos à doação passam por uma triagem para avaliação de outros critérios.

Eduardo Ericeira