12 de dezembro de 2018

Servidor Doador: campanha de doação de sangue acontece nesta quarta-feira (12)

Nesta quarta-feira (12), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), vai promover campanha de doação de sangue intitulada Servidor Doador. A ação é voltada a servidores públicos do Estado e acontecerá das 9h às 16h, no estacionamento do Centro Administrativo do Estado (CAE), situado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/nº, Calhau – São Luís/MA.

A ação está sendo realizada em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), que estará com unidade móvel no local para fazer a coleta. Os servidores que concluírem a doação poderão se ausentar de suas atividades laborais no dia da coleta apresentando, junto ao setor responsável, comprovante concedido pela Hemomar, que deve ser solicitado logo após o término do procedimento.

“A atividade faz alusão ao dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue. Escolhemos esse momento para realização da campanha, o final do ano, porque acreditamos que as pessoas, de maneira geral, estão mais solidárias e sensíveis a ajudar. Além disso, nós verificamos que os bancos de sangue do Hemomar estão ficando vazios”, explicou a superintendente de acompanhamento e valorização do servidor, Leda Bezerra.

A doação é considerada reposição. Poderão doar servidores com 18 a 69 anos de idade que estejam em boas condições de saúde e pesem, no mínimo, 50 quilos. Quem tiver mais de 60 anos precisar já ter doado pelo menos uma vez.

Também é importante estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação. Quem tiver piercing ou tatuagem somente poderá doar sangue após 12 meses.

Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos através do telefone (98) 98783-8632.

Fonte: SES

Daucyana Castro