19 de maio de 2016

Secretário de Saúde do Piauí conhece modelo de gestão da Emserh

Secretário Carlos Lula e secretário Francisco Costa, do Piauí, em encontro para detalhamento do modelo de gestão da Emserh.
Secretário Carlos Lula e secretário Francisco Costa, do Piauí, em encontro para detalhamento do modelo de gestão da Emserh.

Secretário Carlos Lula e secretário Francisco Costa, do Piauí, em encontro para detalhamento do modelo de gestão da Emserh.

O novo modelo de gestão, adotado pelo Governo do Maranhão, para as unidades de saúde do Estado, tem chamado a atenção de gestores pela eficiência e economia. À frente atualmente de 32 unidades, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) tem contribuído com a qualidade dos serviços prestados na rede de saúde pública do Estado.

A nova proposta de administração da saúde estadual despertou o interesse do Secretário de Saúde do Estado do Piauí, Francisco Costa, que na quarta-feira (18), visitou a sede da Emserh. Além do secretário, participaram da visita o representante da assessoria jurídica da Secretaria de Saúde do Piauí, Garcias Guedes, o representante da Controladoria Geral do Estado do Piauí, Hamon Stelitano, a diretora administrativa da Secretaria de Saúde do Piauí, Marcolina de Jesus, o secretário de Estado de Saúde do Maranhão, Carlos Eduardo Lula, a diretora clínica da Emserh, Ianik Leal e a diretora de gente e gestão da Emserh, Grasiella Nunes.

Para o Francisco Costa, secretário de Saúde do Piauí, a visita foi produtiva. “No Piauí já tínhamos uma noção de como funciona o modelo nacional de empresa de gestão em saúde, porque lá temos a atuação da Ebserh. Mas quando soubemos que no Maranhão já havia sido implantado um modelo semelhante, tivemos o interesse de vir conhecer e saber como podemos aproveitar essa experiência para aprimorar o serviço de saúde no estado do Piauí”, explicou o secretário.

Para Carlos Lula, o interesse de outros gestores pelo modelo de gerenciamento da Emserh implica em um reconhecimento da eficiência do trabalho que está sendo realizado. “Ficamos muito satisfeitos em receber o secretário Francisco Costa e sua comitiva, interessados em conhecer a Emserh. Para a gente, isso é mais um indicativo de que estamos no caminho certo. Temos, hoje, em nosso estado, um modelo de gestão de saúde que é pioneiro e que tem se mostrado eficiente”, afirmou o secretário.

Humanização da saúde

A Emserh tem foco no acolhimento e eficiência no tratamento das demandas. Além disso, a empresa tem concentrado esforços para melhorar, continuamente, os processos tanto para o profissional de saúde, quanto para o paciente que recorrer ao serviço público de saúde, demonstrando e honrando o compromisso do governo Flávio Dino com a qualidade do atendimento no serviço público. Para tanto, o trabalho de gestão de qualidade têm sido uma das prioridades da empresa.

“Nosso objetivo é dissociar a imagem do serviço público de saúde do mau atendimento e do serviço precário. Temos concentrado esforços em melhorar o tratamento dentro das unidades, treinando os profissionais desde a porta para que o atendimento seja humanizado”, explicou Carlos Lula.

Eficiência e economia

Desde que assumiu parte das unidades hospitalares do estado, a Emserh tem conseguido aliar a eficiência no serviço administrativo prestado, à economia, sem déficit no atendimento. “Temos economizado cerca de R$ 10 milhões por mês. Em cada unidade administrada pela Emserh, conseguimos otimizar financeiramente até 20% sem diminuir serviços”, revelou o secretário de Saúde do Estado, Carlos Eduardo Lula.

 

Unidades administradas pela Emserh

UNIDADE SÃO LUIS
Centro de Medicina Especializada – Cemesp
Centro De Especialidade Médicas E Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Neto Guterres Pam Diamante
Centro Especializado de Reabilitação no Olho D’água
Centro de Saúde Genésio Rêgo
Hemomar
Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho
Hospital Geral da Vila Luizão
Hospital Presidente Vargas
Unidade Mista do Maiobão
Upa Araçagy
Upa Cidade Operaria
Upa Itaqui Bacanga
Upa Parque Vitória
Upa Vinhas
 

UNIDADES ESTADUAIS – INTERIOR

Hospital Geral Alarico Nunes Pacheco
Hospital Geral de Alto Alegre do Maranhão
Hospital Geral de Timbiras
Hospital Macro Regional de Caxias
Hospital Macro Regional de Coroatá
Hospital Regional Adélia Matos Fonseca – Itapecuru Mirim
Hospital Regional de Grajaú
Hospital Regional de Matões Do Norte
Hospital Regionalde Morros
Hospital Regional de Peritoró
Hospital Regional De Urgência E Emergência De Presidente Dutra
Hospital Regional Dr.Carlos Macieira Colinas
Hospital Regional Materno Infantil Imperatriz
Upa Codó
Upa Coroatá
Upa Imperatriz
Upa São João Dos Patos
Upa Timon
emserh