19 de maio de 2016

Secretário de Saúde do Piauí conhece modelo de gestão da Emserh

Secretário Carlos Lula e secretário Francisco Costa, do Piauí, em encontro para detalhamento do modelo de gestão da Emserh.

O novo modelo de gestão, adotado pelo Governo do Maranhão, para as unidades de saúde do Estado, tem chamado a atenção de gestores pela eficiência e economia. À frente atualmente de 32 unidades, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) tem contribuído com a qualidade dos serviços prestados na rede de saúde pública do Estado.

A nova proposta de administração da saúde estadual despertou o interesse do Secretário de Saúde do Estado do Piauí, Francisco Costa, que na quarta-feira (18), visitou a sede da Emserh. Além do secretário, participaram da visita o representante da assessoria jurídica da Secretaria de Saúde do Piauí, Garcias Guedes, o representante da Controladoria Geral do Estado do Piauí, Hamon Stelitano, a diretora administrativa da Secretaria de Saúde do Piauí, Marcolina de Jesus, o secretário de Estado de Saúde do Maranhão, Carlos Eduardo Lula, a diretora clínica da Emserh, Ianik Leal e a diretora de gente e gestão da Emserh, Grasiella Nunes.

Para o Francisco Costa, secretário de Saúde do Piauí, a visita foi produtiva. “No Piauí já tínhamos uma noção de como funciona o modelo nacional de empresa de gestão em saúde, porque lá temos a atuação da Ebserh. Mas quando soubemos que no Maranhão já havia sido implantado um modelo semelhante, tivemos o interesse de vir conhecer e saber como podemos aproveitar essa experiência para aprimorar o serviço de saúde no estado do Piauí”, explicou o secretário.

Para Carlos Lula, o interesse de outros gestores pelo modelo de gerenciamento da Emserh implica em um reconhecimento da eficiência do trabalho que está sendo realizado. “Ficamos muito satisfeitos em receber o secretário Francisco Costa e sua comitiva, interessados em conhecer a Emserh. Para a gente, isso é mais um indicativo de que estamos no caminho certo. Temos, hoje, em nosso estado, um modelo de gestão de saúde que é pioneiro e que tem se mostrado eficiente”, afirmou o secretário.

Humanização da saúde

A Emserh tem foco no acolhimento e eficiência no tratamento das demandas. Além disso, a empresa tem concentrado esforços para melhorar, continuamente, os processos tanto para o profissional de saúde, quanto para o paciente que recorrer ao serviço público de saúde, demonstrando e honrando o compromisso do governo Flávio Dino com a qualidade do atendimento no serviço público. Para tanto, o trabalho de gestão de qualidade têm sido uma das prioridades da empresa.

“Nosso objetivo é dissociar a imagem do serviço público de saúde do mau atendimento e do serviço precário. Temos concentrado esforços em melhorar o tratamento dentro das unidades, treinando os profissionais desde a porta para que o atendimento seja humanizado”, explicou Carlos Lula.

Eficiência e economia

Desde que assumiu parte das unidades hospitalares do estado, a Emserh tem conseguido aliar a eficiência no serviço administrativo prestado, à economia, sem déficit no atendimento. “Temos economizado cerca de R$ 10 milhões por mês. Em cada unidade administrada pela Emserh, conseguimos otimizar financeiramente até 20% sem diminuir serviços”, revelou o secretário de Saúde do Estado, Carlos Eduardo Lula.

Unidades administradas pela Emserh

UNIDADE SÃO LUIS
Centro de Medicina Especializada – Cemesp
Centro De Especialidade Médicas E Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Neto Guterres Pam Diamante