16 de março de 2023

Secretaria de Estado da Saúde intensifica medidas de prevenção contra o câncer de colo do útero

Fotos: Francildo Falcão

Com a campanha “Março Lilás”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) pretende fazer com que a população feminina conheça as principais formas de cuidados, prevenção, acompanhamento ambulatorial, bem como como alertá-la sobre os sinais e sintomas do câncer de colo do útero e a importância da vacinação contra HPV. 

O Março Lilás é uma campanha que orienta sobre a prevenção ao câncer do colo de útero. A forma mais eficaz de prevenir a doença é por meio da vacina HPV, disponível na rede SUS. A vacina é destinada a meninos e meninas, de 9  a 14 anos, 11 meses e 29 dias, sendo duas doses com intervalo de 6 meses entre as doses. 

“Entre as várias vacinas ofertadas na Policlínica Vila Luizão, temos a HPV. É recorrente o nosso trabalho de conscientização dos pais, responsáveis, para que tragam os filhos, as pessoas nesta faixa etária, meninas e meninos para vacinarem contra o HPV”, explicou o diretor administrativo da Policlínica Vila Luizão, João Rodrigues.

No Brasil, o câncer do colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. Para o ano de 2023 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer.  

Vacinação contra HPV nas Policlínicas:

– Policlínica Vinhais – Segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h30 às 17h, e sábado 8h às 12h;
– Policlínica Cidade Operária – Segunda a sexta, 7h às 12h e 13h às 17h e aos sábados 8h às 12h
– Policlínica Vila Luizão – Segunda a sexta, de 8h às 12h e 14h às 17h
– Postos municipais de vacinação na capital e interior.

Daucyana Castro