11 de outubro de 2021

Saúde na Praça: Governo realiza triagem para cirurgias oftalmológicas

Secretário Carlos Lula acompanhou a ação realizada no Parque João Paulo II, no Aterro do Bacanga (Foto: Rogério Sousa)

FONTE: SES /MA

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, neste sábado (9), mais uma edição do programa Saúde na Praça. Dessa vez, a edição teve como foco os atendimentos oftalmológicos. Cerca de mil pessoas foram atendidas e direcionadas para cirurgias de catarata, pterígio e retina. A ação aconteceu no Parque João Paulo II, mais conhecido como Papódromo, no Centro da capital São Luís. 

“Nosso propósito é transformar a vida das pessoas. Sabemos que existe uma grande demanda para os procedimentos oftalmológicos e, com esta ação, o governo vem acelerar a realização desse tipo de cirurgia para, o quanto antes, promover melhorias na vida dessas pessoas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

Durante a edição deste sábado (9), os pacientes com catarata, pterígio e alterações na retina passaram por avaliação do médico oftalmologista e fizeram exames como fundoscopia, escavação, mapeamento de retina, microscopia e biometria para conclusão de diagnóstico.

Foto: Laécio Fontenele

“Nós temos 10 médicos trabalhando nesta ação. Nosso atendimento foi dividido em quatro etapas. Após a dilatação da pupila, o paciente vai para consulta com o médico especialista de catarata, pterígio ou retina, que vai encerrar o diagnóstico. Todos os pacientes já saem com a data dos exames clínicos e cirurgia marcados”, explicou Arão Menezes, gerente de Planejamento da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

“Eu estou a dois anos esperando essa cirurgia de catarata. Trabalho na roça, já não enxergo mais. Acho muito boa essa ação de hoje, pois já chegamos aqui e temos a certeza de que faremos a cirurgia”, contou o agricultor Ronaldo Farias, de 62 anos. 

A aposentada Ana Soares, de 68 anos, moradora da Vila Luizão, está com diagnóstico para dois procedimentos cirúrgicos. Um na retina do olho direito e outro para tratar da catarata no olho esquerdo. “Já faço tratamento da minha retina há 10 anos. Nessa ação eu vi a esperança de um tratamento mais eficaz, além de fazer a cirurgia da catarata. Eu sei que a Secretaria vai fazer não só por mim, mas para todo mundo que está esperando”, disse.

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande, explica que o Saúde na Praça foi criado com a ideia de democratizar o acesso à saúde e ampliar os atendimentos em saúde em várias regiões.

“Usamos a estrutura desse programa que já está consolidado, que é o Saúde na Praça, para chegarmos a esse objetivo. Com a orientação do secretário Carlos Lula, vamos atender todas as pessoas”, observou Marcos Grande. 

As ações do Saúde na Praça já foram realizadas na Vila Nova, na Cidade Operária, no João de Deus e no Monte Castelo.

Daucyana Castro