24 de julho de 2017

Safrinha Solidária 2017 prevê colheita de 15 toneladas este ano

Secretário Márcio Honaiser visita propriedade participante da Safrinha Solidária. Foto: Divulgação

Realizada desde 2009, a Safrinha Solidária é uma iniciativa da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) Meio-Norte, que oferece aos agricultores familiares da região uma fonte de alimento. O secretário de Agricultura Pecuária e Pescas, Márcio Honaiser, participou do lançamento da edição 2017 do projeto, este fim de semana, e falou sobre como esse trabalho aproxima pequenos e grandes produtores. “Esse é um exemplo de que quando pequenos e grandes trabalham em conjunto, o Maranhão sai ganhando e todos tem oportunidade de crescer”, disse.

Este ano, os produtores de oito municípios cederam 230 hectares de terra para o plantio, enquanto o comércio local doou sementes e insumos. Os agricultores familiares fazem a colheita e levam para casa as sacas de feijão. “Ano passado foi bom demais, a gente ainda tem feijão da outra colheita. Vamos comer primeiro ele e depois esse novo que estamos colhendo agora. Esse ano vai ser bom demais”, disse Carlos Antônio Ferreira, agricultor de Buriti.

A ação foi idealizada por Vilson Ambrozi produtor de soja de Chapadinha. “O projeto surgiu de quando socorremos os agricultores familiares, 8 anos atrás, que sofreram com um enchente. Depois percebemos que isso nos aproximou das comunidades é isso foi aumentando. Hoje, nós pretendemos ampliar esse projeto, para que alcance outros lugares e seja um trabalho de transferência de tecnologia”.

A previsão para a colheita da Safrinha deste ano é de 150 toneladas de feijão.

A região tem média de produção de 250 mil toneladas de soja e vem se consolidando como um dos polos produtores de grãos do estado, ao lado das regiões de Balsas e Açailândia.

Produtores e empresas participantes do projeto recebem comenda de agradecimento. Foto: Divulgação

Powered by WPeMatico

Daucyana Castro