17 de maio de 2023

Roda de conversa aborda saúde mental materna com as colaboradoras da EMSERH

Fotos: Francildo Falcão

Em alusão ao mês de maio, quando se comemora o Dia das Mães, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), realizou um encontro com foco em saúde mental destinado às mães colaboradoras da EMSERH.

“Os cuidados com a saúde mental dizem respeito com a diminuição do ritmo interno muito visto nos dias de hoje, e que leva a ansiedade, estresse. Isso vai fazendo com que o nosso organismo funcione de uma maneira acelerada, isso faz com que esqueçamos de viver o presente, o agora, e isso pode gerar um desgaste, uma perda de contato consigo próprio, com as nossas emoções. Quando perdemos contato conosco acabamos perdendo o contato com o outro. Por isso a saúde mental é tão importante, porque ela começa com o cuidado de si para poder cuidar do outro”, ressaltou a psicóloga, psicoterapeuta corporal e neuropsicóloga Yalkiria Bezerra, que palestrou durante o encontro.

A roda de conversa que recebeu o nome de ‘Saúde Mental Materna’ foi organizada pela Comissão de Saúde Mental, que é vinculada ao setor de Saúde Ocupacional da EMSERH. Já existe uma programação anual voltada para o trabalho da Saúde Mental de todos os colaboradores da EMSERH, com ações realizadas todos os meses, entre elas: rodas de conversa, plantão psicológico, palestras, visitação aos setores, promoção de dinâmicas sobre a importância do auto cuidado tanto da parte física quanto a mental, atividades internas e externas.

“Nós da comissão trabalhamos questões que são relacionadas à saúde mental e física do colaborador, olhar esse colaborador como um todo, pensando em intervenções motivacionais, o cuidado com o colaborador. A EMSERH gerencia muitas unidades de saúde, portanto é como se fosse a cabeça e se a cabeça não está bem, como gerenciar de uma boa forma. Então a comissão foi pensada neste sentido, visando a prevenção, a promoção da saúde mental, assim como fomentar espaços de discussão e quebrar um pouco o tabu de falar em saúde mental, planejar uma abertura maior para isso”, reforçou a psicóloga da saúde ocupacional e presidente da Comissão de Saúde Mental da EMSERH, Mayara Marques.

As mães colaboradoras que prestam serviço na EMSERH parabenizaram a iniciativa. “É preciso que haja essa preocupação com a nossa saúde mental, trabalhando o nosso corpo e mente. Por isso é de grande importância o envolvimento de todas, para que possamos estar desempenhando da melhor forma possível as nossas atividades. Momentos como este são importantes tanto para o nosso lado profissional, como também para o lado pessoal”, pontuou a enfermeira do trabalho da EMSERH, Ana Karla Dias.

A Comissão de Saúde Mental da EMSERH foi criada em 2021 e as ações iniciaram em janeiro de 2022. As atividades são realizadas internamente e externamente.

Daucyana Castro