29 de novembro de 2019

Residência Multiprofissional promove Meeting de Atenção ao Paciente Neurocrítico

Nesta sexta-feira (29), o Programa de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do Estado do Maranhão, em parceria com a Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurológica da Faculdade Santa Terezinha – CEST, promoveu no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, o “I Meeting de Atenção ao Paciente Neurocrítico: uma abordagem multiprofissional”.

O encontro reuniu na plateia como espectadores, profissionais das mais diversas áreas da saúde, médicos residentes e universitários, como Matheus Froz. O estudante do curso de Fisioterapia do CEST, falou sobre a importância da participação no evento.

“Eu acredito que agregou muito para os nossos conhecimentos, não só os meus, mas de todas as pessoas que tiveram a oportunidade de acompanhar o encontro. Ingressar na área médica sempre foi um sonho, quero ingressar nesta área hospitalar. O contato também com os residentes é super importante, quero também um dia chegar à residência médica”, reforçou o universitário.

O evento contou com a participação de palestrantes da equipe da residência, abordando temáticas sobre os cuidados da nutrição, fisioterapia, enfermagem e odontologia, voltados aos pacientes neurológicos em terapia intensiva.

“É muito interessante promover um evento como esse, nos prepara, todas as pessoas que estão aqui, para a formação geral, física e emocional, treinamento especializado para o nosso serviço, para aplicarmos no nosso dia a dia, e claro, também no trato com as pessoas”, ressaltou Isabela Ribeiro, Cirurgiã Dentista Residente em UTI.

O Meeting objetivou discussões sobre a importância da multidisciplinaridade no cuidado com os pacientes.

“O evento serviu para informar acadêmicos e profissionais de saúde acerca dos cuidados com o paciente neurológico crítico”, reforçou Carla Belchior, Coordenadora de Apoio do Programa de Residência Multiprofissional em UTI.

“É mai um passo importante dentro dos nove meses de Residência Multiprofissional, é a primeira residência multi do estado. Esse encontro visa a capacitação e o crescimento especializado e seguro para os pacientes neurocríticos. Aqui no Hospital Carlos Macieira temos quatro UTIs adultas, e as quatro possuem pacientes neurocríticos. Temos a preocupação e sensibilidade de sempre promover um atendimento especial e seguro para os nossos pacientes”, explicou Iones Nunes, Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em UTI.

“O I meeting sobre o paciente neurocrítico tem por intuito promover discussões importantes acerca das melhores condutas clínicas voltadas para esse perfil de paciente pelas diversas categorias profissionais. E aliado a isso, fortalece o processo de ensino, aprendizagem e extensão do programa de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do Estado do Maranhão”, reforçou Leandro Marques, Chefe dos Programas de Residências Multiprofissionais da EMSERH.

Eduardo Ericeira