29 de novembro de 2019

Residência Multiprofissional promove Meeting de Atenção ao Paciente Neurocrítico

Nesta sexta-feira (29), o Programa de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do Estado do Maranhão, em parceria com a Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurológica da Faculdade Santa Terezinha – CEST, promoveu no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, o “I Meeting de Atenção ao Paciente Neurocrítico: uma abordagem multiprofissional”.

O encontro reuniu na plateia como espectadores, profissionais das mais diversas áreas da saúde, médicos residentes e universitários, como Matheus Froz. O estudante do curso de Fisioterapia do CEST, falou sobre a importância da participação no evento.

“Eu acredito que agregou muito para os nossos conhecimentos, não só os meus, mas de todas as pessoas que tiveram a oportunidade de acompanhar o encontro. Ingressar na área médica sempre foi um sonho, quero ingressar nesta área hospitalar. O contato também com os residentes é super importante, quero também um dia chegar à residência médica”, reforçou o universitário.

O evento contou com a participação de palestrantes da equipe da residência, abordando temáticas sobre os cuidados da nutrição, fisioterapia, enfermagem e odontologia, voltados aos pacientes neurológicos em terapia intensiva.

“É muito interessante promover um evento como esse, nos prepara, todas as pessoas que estão aqui, para a formação geral, física e emocional, treinamento especializado para o nosso serviço, para aplicarmos no nosso dia a dia, e claro, também no trato com as pessoas”, ressaltou Isabela Ribeiro, Cirurgiã Dentista Residente em UTI.

O Meeting objetivou discussões sobre a importância da multidisciplinaridade no cuidado com os pacientes.

“O evento serviu para informar acadêmicos e profissionais de saúde acerca dos cuidados com o paciente neurológico crítico”, reforçou Carla Belchior, Coordenadora de Apoio do Programa de Residência Multiprofissional em UTI.

“É mai um passo importante dentro dos nove meses de Residência Multiprofissional, é a primeira residência multi do estado. Esse encontro visa a capacitação e o crescimento especializado e seguro para os pacientes neurocríticos. Aqui no Hospital Carlos Macieira temos quatro UTIs adultas, e as quatro possuem pacientes neurocríticos. Temos a preocupação e sensibilidade de sempre promover um atendimento especial e seguro para os nossos pacientes”, explicou Iones Nunes, Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em UTI.

“O I meeting sobre o paciente neurocrítico tem por intuito promover discussões importantes acerca das melhores condutas clínicas voltadas para esse perfil de paciente pelas diversas categorias profissionais. E aliado a isso, fortalece o processo de ensino, aprendizagem e extensão do programa de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do Estado do Maranhão”, reforçou Leandro Marques, Chefe dos Programas de Residências Multiprofissionais da EMSERH.

Eduardo Ericeira

POSTAGENS

RECENTES


Governo disponibiliza drive-thru de testagem para a Covid-19 a partir de segunda-feira (4)

Por Daucyana Castro O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai disponibilizar, a partir [...]

Governo reduz espera de maranhenses por procedimentos oftalmológicos com o Programa Mais Cirurgias

Com o Programa Mais Cirurgias, o Governo do Estado tem ampliado a oferta de procedimentos oftalmológicos pelo Maranhão e, assim, [...]

UPA de Paço do Lumiar celebra dois anos de funcionamento com mais de 200 mil atendimentos

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paço do Lumiar completou, em 23 de junho, dois anos de funcionamento, contabilizando [...]