30 de junho de 2022

Representante do Lacen participa do 47º Congresso Brasileiro de Analises Clínicas em Fortaleza-CE

Por Juliana Melo

A bioquímica Mirtes Rocha representou o Laboratório Central do Maranhão (Lacen/MA) no 47º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, realizado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), entre os dias 20 a 23 de junho, na cidade de Fortaleza no estado do Ceará. O evento marcou o retorno ao modo presencial do congresso que ocorre anualmente com o intuito de promover troca de experiências e a disseminação de conhecimento entre profissionais médicos, bioquímicos e farmacêuticos que atuam na área de análises.

Participaram do evento representantes dos Laboratórios Centrais de vários estados do Brasil, juntamente com a Coordenação Geral de Laboratório de Saúde Pública (CGLAB) e Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), para discutir programas de Qualidade além do acordo de cooperação para confecção de painéis de controle de qualidade para a Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (RNLSP). “Essa reunião tem como objetivo fortalecer as ações de qualidades, por meio de ensaios de proficiência, que atestam a qualidade dos serviços prestados ao laboratório garantindo segurança no resultado entregue ao paciente” explicou a bioquímica Mirtes Rocha.

Dentre os temas discutidos no congresso, estão: Imunovirologia e diagnóstico de doenças virais; discussão de casos clínicos em resistência bacteriana; marketing na saúde e posicionamento digital; transformação digital no laboratório clínico; testes rápidos – uma realidade na atividade laboratorial; alterações bioquímicas na COVID-19; além da palestra magna “ Desafios pós pandemia para a educação na saúde”, entre outros assuntos.

“Foi uma grande oportunidade de aprendizado com referências da área, trocar experiências com os colegas de outros estados. Além de poder discutir sobre as políticas de qualidades e o futuro dos laboratórios clínicos”, ressaltou a bioquímica Mirtes Rocha.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS (SBAC)

A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas é uma entidade científica profissional, sem fins lucrativos, criada com o objetivo principal de desenvolver a especialidade de Análises Clínicas e os Laboratórios Clínicos, assim como, acompanhar as necessidades da população para receber uma atenção primária de saúde com melhor qualidade.

Daucyana Castro